Câmara de Évora homenageia campeãs nacionais de basquetebol

A Câmara Municipal de Évora homenageou a equipa sénior feminina do GDR André de Resende, campeã nacional da 1.ª Divisão de basquetebol e recém-promovida à Liga Betclic Feminina, com o presidente Carlos Zorrinho a considerar que o clube representa «um exemplo de ambição, trabalho, dedicação e superação».

«Hoje, Évora recebe não apenas uma equipa campeã. Recebe um exemplo de ambição, trabalho, dedicação e superação», afirmou Carlos Zorrinho durante a cerimónia, na qual saudou atletas, equipa técnica, direção e famílias pelo feito alcançado no último fim de semana, quando o André de Resende garantiu a primeira subida da história do clube ao principal escalão do basquetebol feminino nacional.

Para o autarca, a conquista do título «representa muito mais do que um campeonato», simbolizando «a capacidade de uma cidade como Évora se afirmar ao mais alto nível do desporto nacional», apesar das limitações associadas à interioridade e à baixa densidade populacional da região.

Carlos Zorrinho destacou ainda que o GDR André de Resende passa a integrar «um grupo restrito de clubes» da cidade que alcançaram os principais palcos competitivos nacionais, assegurando que o município continuará a colaborar na criação de infraestruturas que permitam potenciar o desenvolvimento desportivo no concelho.

O GDR André de Resende conquistou sábado o título de campeão nacional da 1.ª Divisão Feminina de Basquetebol, garantindo em simultâneo a primeira subida da história do clube à Liga Betclic Feminina, o principal escalão da modalidade em Portugal.

A formação orientada por Rui Pechincha venceu o CPN Antarte no Jogo 2 das finais, assegurando a última vaga disponível para a temporada 2026/27 na Liga Betclic Feminina — um feito inédito na história do clube eborense.

O duelo foi disputado até ao fim, com resultado final de 43-52, repetindo o equilíbrio do Jogo 1, disputado em Évora. Com bancadas repletas de adeptos de ambas as equipas, o espetáculo fez-se sentir dentro e fora das quatro linhas. Rosinha Rosário destacou-se com 16 pontos e 11 ressaltos, enquanto Catarina Moreira e Joana Ramos marcaram 11 e dez pontos, respetivamente.

O treinador Rui Pechincha afirmou ter cumprido «um sonho». «Hoje celebramos um título. Mas celebramos, acima de tudo, um exemplo», concluiu Carlos Zorrinho, perante dezenas de pessoas presentes na homenagem.

Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografias: Câmara de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2026 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar