Em comunicado, o Município de Viana do Alentejo explicou que a empreitada, em curso desde o final de março, é totalmente financiada pelas verbas comunitárias do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto, integrado na reforma dos cuidados de saúde primários, implica obras para requalificar, alargar (raio-X, sala de fisioterapia, saúde oral) e equipar esta unidade de saúde.
O objetivo, acrescenta, é “reforçar a resposta dos cuidados de saúde em todas as suas vertentes de intervenção, nomeadamente na promoção da saúde, na prevenção da doença, no diagnóstico precoce, no tratamento adequado e na reabilitação”.
A intervenção pretende “garantir que a população do concelho tenha um melhor acesso à prestação de cuidados de saúde primários, traduzindo-se numa melhoria dos serviços prestados e das condições de trabalho de todos os profissionais”.
Os trabalhos iniciaram-se com a implementação do plano de segurança e saúde, seguindo-se a montagem do estaleiro de obras, conforme a legislação em vigor.
Segundo a Câmara, também já foram efetuados trabalhos de demolição e remoção de materiais descontinuados e realizada a verificação da rede predial de distribuição de águas e da drenagem predial de águas residuais.
Nesta área da saúde, a autarquia lembrou que já arrancou a construção de duas novas unidades de saúde, a de Aguiar, orçada em quase 210 mil euros, e a de Alcáçovas, orçamentada em cerca de 236 mil euros, igualmente financiadas a 100% pelo PRR.