De acordo com o presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida, a edição deste ano arranca na quinta-feira e prolonga-se até 04 de março, com os dias “todos preenchidos” com atividades, para que “as pessoas, de uma vez por todas, tirem das suas cabeças os problemas” com que se deparam no dia-a-dia. “O nosso objetivo foi fazer com que todos estes dias, desde o nascer do dia até que ele acabe, sejam uma autêntica folia”, realçou.
Em comunicado, a Câmara de Elvas revelou que foram convidados para o Carnaval grupos de foliões de Espanha e dos concelhos alentejanos de Alandroal e de Campo Maior, garantindo a organização que se trata de “uma iniciativa única na região e no país”.
O Carnaval Internacional de Elvas será, este ano, composto por três corsos, nos dias 01, 02 e 04 de março, animados por nove grupos, em representação de associações e freguesias do concelho.
“No sábado, juntam-se grupos de comparsas de Badajoz e, na terça-feira de Carnaval, comparsas de Olivença, a que se juntam grupos de mascarados, totalizando mais de um milhar e meio de foliões”, lê-se no comunicado.
Na segunda-feira, um desfile carnavalesco noturno, a partir das 21h30, é a “grande novidade” do evento, terminando a noite na Praça da República, com um baile folião.
O Município anunciou ainda que, esta sexta-feira, está agendada uma gala coreográfica, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, a partir das 22h00.
O programa contempla ainda, no mesmo dia, a partir das 10h00, um desfile escolar das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho.
Já na quinta-feira, vai também ser celebrado o “Dia das Comadres e dos Compadres”, a partir das 10h30, com a participação de alunos da Universidade Sénior de Elvas, da Associação Juvenil ARKUS e de alunos da Escola Secundária D. Sancho II.