Mãe e padrastro suspeitos de abandonarem crianças em Alcácer ouvidos em tribunal

Os suspeitos de terem abandonado duas crianças francesas encontradas sozinhas em Alcácer do Sal vão ser presentes a um juiz de instrução criminal em Setúbal, em princípio esta sexta-feira à tarde.

O homem, de 55 anos, e a mulher, de 41 anos, suspeitos de violência doméstica e abandono das duas crianças, foram ontem detidos em Fátima e vão ser ouvidos em primeiro interrogatório judicial, por crimes alegadamente cometidos em território nacional, no Tribunal de Setúbal, em princípio sexta-feira à tarde, indicou Carlos Canatário, porta-voz da GNR, na RTP Notícias.

Segundo Carlos Canatário, existiam ainda dois processos em França relacionados com a mulher: um sobre responsabilidade de poder parental, entre pai e mãe, e outro por subtração de menores — referente a um outro filho de 16 anos que alegadamente também terá sido abandonado em França aquando da vinda da mulher para Portugal.

O porta-voz da GNR indicou ainda que, pelo facto de existirem em simultâneo mandatos de detenção europeus, os suspeitos «terão que ser presentes também ao Tribunal da Relação, independentemente do que seja tratado neste primeiro tribunal, porque é esse o circuito que está estabelecido» nestes casos.

Questionado sobre a cooperação dos suspeitos desde que foram detidos, Carlos Canatário revelou não estar a existir, até agora, «grande cooperação» com a GNR, acrescentando que no momento da detenção não houve qualquer reação de hostilidade por parte do casal.

Conforme noticiado pela Alentejo Ilustrado, na terça-feira, por volta das 19h00, Zacharie e Barthélémy, de nacionalidade francesa e com quatro e cinco anos, foram encontrados quando se encontravam sozinhos e a vaguear junto à Estrada Nacional 253 (EN253), na zona do Monte Novo do Sul, entre Comporta e Alcácer do Sal. O casal que os abandonou foi detido em Fátima.

As duas crianças foram observadas no hospital de Setúbal e posteriormente entregues a uma família de acolhimento. Num comunicado assinado pelo magistrado do Ministério Público coordenador da Comarca de Setúbal, João Palma, é referido que as crianças receberam “o acompanhamento médico necessário” e que lhe foi concedida hoje alta hospitalar.

“Os menores encontram-se aparentemente bem de saúde”, assinalou o magistrado, frisando que “a prioridade do MP tem sido assegurar o bem-estar e a segurança das crianças, o que tem sido conseguido”.

A ministra da Justiça revelou, entretanto, já haver por parte das autoridades francesas um pedido de retorno das duas crianças encontradas no Alentejo em situação de abandono. Rita Alarcão Júdice manifestou-se satisfeita por as autoridades em Portugal terem «rapidamente conseguido encontrar [os suspeitos] e deslindar este problema».

Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: SIC Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2026 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar