Carlos Pinto de Sá, de 67 anos, está a cumprir o terceiro mandato consecutivo à frente dos destinos do município da capital de distrito e, por isso, não se pode recandidatar, devido à lei de limitação de mandatos.
Em comunicado, a estrutura coordenadora de Montemor-o-Novo da CDU, que engloba o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes”, revelou que Carlos Manuel Rodrigues Pinto de Sá será o candidato da coligação à Câmara de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, nas próximas eleições autárquicas.
Militante do PCP, Carlos Pinto de Sá foi presidente deste município entre 1994 e 2012, antes de ‘rumar’ à presidência da Câmara de Évora.
Segundo a CDU, esta candidatura a Montemor-o-Novo “dá corpo a um projeto que assume como eixo central a luta e a intervenção por melhores condições e qualidade de vida das populações”.
Além disso, a coligação considerou tratar-se de uma candidatura assente na renovação e na “elevação a novos patamares do curso de desenvolvimento sustentado do concelho, interrompido com a gestão PS” do município.
A CDU assumiu que o seu objetivo é “a recuperação da maioria” nesta câmara municipal alentejana, “que, com provas dadas ao longo de décadas, concretizou e está em condições de levar ainda mais longe, com a participação popular, uma enorme obra em prol do povo e de Montemor-o-Novo”.
Essa mesma maioria que a CDU pertence alcançar, será “assente numa gestão participada, inovadora, profundamente respeitadora dos direitos e do papel dos trabalhadores do município no papel e funcionamento do poder local democrático”, prometeu.
Nascido a 10 de janeiro de 1958, em Montemor-o-Novo, onde reside, o candidato é membro da Direção Regional de Évora do PCP. É bacharel em Ciências Sociais, mestre em Economia e professor de Economia na Universidade de Évora.
Foi membro do Comité das Regiões da União Europeia e vice-presidente da Organização das Cidades Património Mundial e integra o Conselho Geral da Associação dos Municípios Portugueses.
Esta é a segunda candidatura a ser oficializada à Câmara de Montemor-o-Novo, depois de o PS já ter anunciado a recandidatura do atual presidente da autarquia, o socialista Olímpio Galvão, que está a cumprir o primeiro mandato e vai recandidatar-se a um segundo.