Cinco dias e muito jazz: Portalegre celebra 20 anos de festival

De hoje a 13 de abril, o som do jazz vai ecoar em espaços únicos de Portalegre, como a igreja de um mosteiro, um convento, um museu e o centro de artes, na 20.ª edição do Jazzfest.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Portalegre, que promove anualmente o evento, indicou que o festival arranca às 18h30 de 9 de abril, com a atuação de Carlos Barreto no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino (MTPGF). Neste espetáculo, de entrada livre, o músico apresenta o seu álbum de 2024, intitulado “Lonely Dog”. Ainda nesse dia, pelas 21h30, a Igreja do Mosteiro de São Bernardo recebe um concerto gratuito com o contrabaixista Carlos Bica, acompanhado por João Barradas no acordeão.

No dia 10, o MTPGF volta a acolher Carlos Bica, desta vez a solo, pelas 18h30. À noite, pelas 21h30, o programa prossegue no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP), com a atuação do pianista espanhol Dorantes e o seu álbum “Identidad”. A fechar a noite, às 23h15, os claustros do Convento de Santa Clara acolhem o projeto dinamarquês Emmeluth’s Amoeba Quartet, que cruza free jazz com música de câmara. A entrada é gratuita.

No dia 11, o MTPGF recebe, às 18h30, um concerto do contrabaixista esloveno Gasper Livk. Às 21h30, o CAEP acolhe o espetáculo do guitarrista Bruno Pernadas com o saxofonista José Soares.
A fechar a noite, às 23h15, nos claustros do Convento de Santa Clara, atua o trio liderado pela saxofonista dinamarquesa Mia Dyberg.

O quarto dia do festival começa novamente no MTPGF, com o contrabaixista norte-americano Michael Formanek (18h30), seguido do duo norte-americano Chris Potter (saxofone alto) e Craig Taborn (piano), pelas 21h30, no CAEP. Às 23h15, nos claustros do Convento de Santa Clara, a francesa Eva Risser interpreta, ao piano vertical, uma recriação da composição Après un Rêve, de Gabriel Fauré.

A 20.ª edição do Portalegre Jazzfest encerra às 21h30 do dia 13 de abril, no CAEP, com o quarteto da britânica Emma Smith. À semelhança do ano anterior, e em parceria com a aKadémia Jazz, estão agendadas duas jam sessions abertas ao público, nos dias 12 e 13, no espaço Improvisos, no Business Center de Portalegre.

O programa inclui ainda provas de vinhos e de produtos regionais, bem como a Feira do Disco e do Livro, organizada em colaboração com a editora Clean Feed. Os bilhetes diários para os concertos no CAEP têm um custo de 10 euros, e o passe geral (para os quatro concertos naquele espaço) custa 25 euros.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar