Conclusão das obras na variante de Évora prevista para fevereiro

A terceira e última fase da obra de reabilitação da variante à Cidade de Évora terá início no próximo dia 20 de janeiro. Segundo a Câmara de Évora, a intervenção irá incidir no troço compreendido entre a Rotunda do Sobreiro (Mercadona) e a Rotunda Manuel Francisco (Lagril).

O Município lembra que os trabalhos foram interrompidos, “em articulação com a obra de construção do hipermercado Mercadona, para prevenir a deterioração do pavimento”.  Finalizados os trabalhos neste segmento, ficará concluída a reabilitação da Variante em toda a sua extensão. 

“Para além da substituição integral do piso betuminoso, foi acrescentada via dupla em todos os troços em que foi tecnicamente possível, uma faixa de circulação pedonal e ciclável, renovação da sinalização, elementos de segurança e placas de separação de vias, num investimento de 648 mil euros”, acrescenta a mesma fonte.

Em comunicado, a Câmara de Évora revela que os trabalhos neste último troço “implicarão inevitavelmente condicionamentos à circulação do trânsito rodoviário”, recomendando aos utilizadores que “fiquem atentos à informação específica a ser disponibilizada através dos meios habituais”. O prazo previsto para a execução da obra é de, aproximadamente, três semanas.

“A reabilitação integral da variante à cidade de Évora, não deixando de ser uma obra há muito necessária em virtude do estado de degradação do piso, está associada ao conjunto de intervenções decorrentes da aplicação prática do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, recentemente desenvolvido pelo Município em colaboração direta com a população e com as instituições cuja atividade se relaciona com a área da mobilidade urbana”, acrescenta o comunicado.

Ainda de acordo com o Município, faz parte deste conjunto de obras o “interface modal” do Rossio de S. Brás, que incluiu uma nova ligação à Estação do Caminho de Ferro, com faixas de circulação pedonal e ciclável a estender também desde a envolvente das muralhas até à variante, “completando assim um circuito que envolve toda a zona sul da Cidade, proporcionando um acesso seguro e ambientalmente limpo às áreas de expansão comercial e industrial aí localizadas”. 

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