Contrato para construção da Barragem do Pisão é assinado esta quinta-feira

O contrato para a construção das infraestruturas primárias da Barragem do Pisão será assinado esta quinta-feira, no município do Crato.

Formado pelo Agrupamento FCC Construcción (Espanha) e pela empresa Alberto Alves Couto S.A., o Consórcio Ibérico irá construir a Barragem do Pisão e a rede de infraestruturas primárias, projeto de quase 65 milhões de euros. O contrato será assinado esta quinta-feira, nos Paços do Concelho do Crato.

De acordo com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Alentejo, a cerimónia contará com a presença do secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.

Conforme noticiado pela Alentejo Ilustrado, o Consórcio Ibérico foi o vencedor do concurso público internacional para a construção da principal infraestrutura do empreendimento, que corresponde ao “mais avultado investimento” inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação global de 141 milhões de euros, a que acrescem mais 10 milhões de euros inscritos no Orçamento do Estado.

“A sua concretização”, lembra a CIMAA, “permitirá garantir de forma sustentada o abastecimento público de água, o estabelecimento de novas áreas de regadio e a produção de energia a partir de fontes renováveis, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento económico da região e consequentemente com um profundo impacto positivo na qualidade de vida da população”. 

As infraestruturas primárias são, essencialmente, compostas pela barragem propriamente dita, com uma altura máxima de 54 metros e cuja albufeira terá 726 hectares de área inundada, com um volume de armazenamento total de 116,2 hectómetros cúbicos.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar