De Pessoa a Noiserv, música e literatura de mãos dadas nas noites de Grândola

Entre maio e agosto, o Município de Grândola promove a primeira edição do ciclo de espetáculos «O Papel da Música», uma iniciativa que cruza música e literatura num conjunto de concertos intimistas, em dueto, a realizar no pátio da Biblioteca e Arquivo do Município.

Com entrada gratuita e início marcado para as 22h00, o ciclo tem como principal objetivo promover a leitura, os escritores e a criação literária, ao mesmo tempo que celebra a música portuguesa «através de encontros únicos entre palavra, poesia e canção», segundo o Município.

Ao longo de quatro sessões, nomes relevantes da música nacional dão voz a projetos onde a literatura ocupa um lugar central.

O programa inicia a 22 de maio com Canções para Beber com Pessoa, espetáculo criado por Ana Deus e Luca Argel [na fotografia] e interpretado a duas vozes e uma guitarra. O concerto incide sobre os poemas que Fernando Pessoa escreveu com base na obra do poeta persa do século XII Omar Khayyam, inspirando-se nas traduções inglesas de Edward FitzGerald.

Fascinado desde jovem pela poesia de Khayyam, Pessoa recriou os seus poemas e escreveu textos originais seguindo a estrutura clássica do rubai, criando uma ponte singular entre a poesia persa e a literatura portuguesa.

A 19 de junho sobem ao palco Marco Oliveira e José Peixoto, apresentando o concerto Caminho é Quanto Fica da Viagem, espetáculo que mergulha na poesia marítima e em vidas de marinheiros, cujo título provém do novo álbum do cantor, compositor e guitarrista português Marco Oliveira, que combina a tradição do fado com outras influências musicais.

No dia 17 de julho, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, membros dos Clã, apresentam Música e Poesia, um concerto despojado e intimista onde revisitam canções dos Clã e de outros universos musicais — «um espetáculo pensado para revelar a ligação profunda entre música, palavra e criação poética», segundo a mesma fonte.

O ciclo encerra a 7 de agosto com Recital — Uma Celebração, espetáculo performativo de Mia Tomé e Noiserv centrado na palavra. A voz de Mia Tomé entrelaça-se com as harmonias de Noiserv numa atuação que combina poesia, spoken word e música, celebrando diversos autores e criando «um encontro profundo e sensível para públicos de diferentes gerações», adianta o Município de Grândola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2026 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar