A exposição coletiva, intitulada “Diante do Tempo”, tem inauguração marcada para as 16h30 de hoje no MACE, onde vai poder ser visitada até 05 de julho e, até ao próximo ano, ainda vai passar por Castelo Branco, Coimbra e Lisboa.
Em comunicado, a organização, que acrescentou que o projeto engloba residências em Arraiolos, no distrito de Évora, explicou que “Diante do Tempo” está ligada à história da Appleton, estrutura sediada no bairro lisboeta de Alvalade e que celebra este ano o seu 18.º aniversário.
Albano Silva Pereira, Ana Hatherly, Belén Uriel, Joana Villaverde, Michael Biberstein, Osso Exótico [na fotografia], Pedro Diniz Reis, Pedro Falcão, Sara Graça, Sara & André, Sara Mealha e Susana Mendes Silva são os artistas que participam na mostra com obras, muitas das quais inéditas.
A iniciativa, segundo a Appleton, “propõe uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo na arte contemporânea, proporcionando um diálogo entre diferentes gerações de artistas e estabelecendo pontes entre o passado, o presente e o futuro”.
“As peças exploram temas como a relação entre arte e património, política, temporalidade na matéria e na perceção e afeto. O programa conta ainda com performances, concertos e momentos de mediação”, lê-se no comunicado.
“Diante do Tempo”, cujo programa foi concebido pela fundadora e diretora da Appleton, Vera Appleton, revisita obras de artistas que marcaram a história da desta estrutura, “complementadas por novas criações e documentação específica”.
“A exposição será acompanhada por textos produzidos por curadores e historiadores de arte, visitas guiadas, conversas e uma temporada especial do Appleton Podcast. O culminar do projeto será a edição de uma publicação com imagens e textos sobre as obras apresentadas”, de acordo com o comunicado.
A inauguração da exposição n vai incluir “dois momentos especiais”, destacou a entidade promotora.
O programa integra uma visita guiada à exposição pelos artistas e autores dos textos, conduzida por Vera Appleton, e a apresentação da obra “Kalliope” do coletivo Osso Exótico, no Auditório São Mateus, pelas 15h30.
Este é o momento inicial do projeto que o mesmo coletivo apresentará no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, em novembro deste ano, e em Lisboa, em março de 2026.
A mostra “Diante do Tempo” é organizada pela Appleton em parceria com o MACE, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, o Centro de Artes Visuais, em Coimbra, e a Córtex Frontal, em Arraiolos. A parceria entre os vários espaços foi criada no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).