Resultado de uma parceria entre a Câmara de Beja e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), a praia dos Cinco Reis, a cerca de seis quilómetros de Beja, foi inaugurada em 2020 e tem vindo a desempenhar um papel “preponderante” na dinamização do turismo local. Por ano contam-se cerca de 18 mil visitantes, segundo cálculos da autarquia.
Nos primeiros três anos de atividade houve “uma fortíssima afluência de banhistas”, diz Gavino Paixão, adjunto do presidente da Câmara de Beja, recordando que nalgumas ocasiões, durante o período de pandemia de covid-19, chegou a ser necessário hastear a bandeira vermelha ou amarela em virtude da ocupação estar a chegar ao máximo permitido.
Depois, em 2023, a abertura da piscina descoberta fez com que a afluência tivesse “diminuído ligeiramente”, mas os Cinco Reis, acrescenta Gavino Paixão, “continuaram a ser um espaço muito procurado por residentes e pelos turistas que estão na região, sobretudo aos fins de semana”.
Feito um balanço dos primeiros anos de funcionamento, a autarquia diz que os objetivos “estão a ser cumpridos”, no que diz respeito à dinamização turística. Uma das novidades deste ano foi a criação de uma nova zona para atividades recreativas, nomeadamente, para voleibol de praia. A ideia é “diversificar a oferta e ir ao encontro do público mais jovem”, sublinha.
Por ali há também dois observatórios de aves, um passadiço que permite uma caminhada em torno do plano de água, um centro de atividades náuticas não motorizadas (para stand up paddle, canoa e, mais recentemente, efoil), um parque infantil, um circuito de manutenção na envolvente da albufeira e um bar de petiscos com produtos regionais.
Com Bandeira Azul e acessível a pessoas com mobilidade reduzida, a praia dos Cinco Reis tem também, até 31 de agosto, uma ligação por transporte público, gratuito, assegurada pelo Município de Beja e com partida diária pelas 14h30, na avenida do Brasil, frente à piscina municipal, com passagem por Beringel e regresso às 19h15.