Segundo o município, a decisão foi tomada em reunião extraordinária do executivo e a obra foi adjudicada à empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A.
“Além da adjudicação da obra, foi também aprovado o desdobramento de encargos, em sede de assembleia municipal, deste projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência em cerca de 12 milhões de euros, e com um investimento global de 19.248.350,39 euros”, refere a autarquia.
A obra, que “terá início em breve”, inclui a construção da nova ponte que ligará a aldeia de Montalvão, no concelho de Nisa, a Cedillo, na província espanhola de Cáceres, bem como a requalificação da Estrada Municipal 1139 ao longo de “aproximadamente nove quilómetros”.
Está também prevista a criação de “um novo corredor de 700 metros na margem portuguesa do Rio Sever, estabelecendo ligação entre a EM1139 e o tabuleiro da futura infraestrutura”.
Com “cerca de 160 metros de extensão”, a ponte terá “um tabuleiro de 11,5 metros de largura, incluindo duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada, bermas e passeios que terão um toque identitário e deixarão registada a portugalidade da infraestrutura”.
O projeto integra ainda “dois arcos gémeos de betão, apoiados em maciços de fundação”, solução que “dispensa a colocação de pilares” no leito regular do rio.
De acordo com a Câmara de Nisa, a futura ponte vai “reforçar a ligação” entre a Extremadura espanhola e o Alto Alentejo, “proporcionando uma conexão direta” entre Cedillo e Montalvão e reduzindo as distâncias “em cerca de 100 quilómetros”.
Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: D.R.











