Em comunicado, a organização refere que Estremoz é palco não só das comemorações dos 20 anos da Brigada de Reação Rápida como do 318.º aniversário do Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), num programa que integra “cerimónias militares, exposições de armamento e demonstrações operacionais abertas ao público”.
Criada em 2005, a brigada de Reação Rápida é composta por unidades paraquedistas e forças especiais, sendo considerada uma força de elevada prontidão e capacidade de resposta. Segundo o comunicado, “ao longo da sua existência, tem-se distinguido pela sua prontidão, competência e profissionalismo, afirmando-se como uma força altamente treinada e preparada para responder com eficácia aos mais exigentes desafios operacionais”.
O programa das comemorações terá ainda uma forte ligação à cidade de Estremoz. A organização recorda que “o evento assinala também os 150.º anos de presença do RC3 na cidade de Estremoz, consolidando o forte vínculo entre esta unidade do Exército Português e a comunidade estremocense”.
O ponto alto das celebrações ocorrerá esta quinta-feira no dia 18 de setembro, pelas 11h00, com a cerimónia militar que assinala formalmente os 20 anos da Brigada de Reação Rápida.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: Exército Português/D.R.











