Estremoz com seis milhões de investimento no Alentejo 2030

O Município de Estremoz vai candidatar projetos de investimento a fundos comunitários no valor de seis milhões de euros. A revelação foi feita pelo presidente da Câmara, José Daniel Sádio, durante o discurso de abertura da FIAPE.

Segundo o autarca, este volume de investimento corresponde ao que se encontra inscrito no Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial assinado entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional (CCDR) do Alentejo e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). Entre os projetos que serão candidatos inclui-se obras na rede de abastecimento de água (2,7 milhões de euros) e regeneração urbana (1,7 milhões), onde, sublinhou, “haverá capacidade” para investir no parque de feiras com o objetivo de ampliar a área expositiva e melhorar as infraestruturas.

José Daniel Sádio falava esta quarta-feira na abertura da Feira Internacional Agropecuária de Estremoz (FIAP), a decorrer até ao próximo domingo, dia 5. Num discurso onde elencou alguns dos projetos concretizados em dois anos e meio de mandato. “Dos 28 projetos financiados pelo anterior quadro comunitário de apoio, este Executivo concluiu ou realizou 12 projetos que representam um investimento de sete milhões de euros, de um total de 12 milhões”, sublinhou.

Entre os projetos prontos a avançar está o da urbanização da Avenida Rainha Santa Isabel, já com “visto” do Tribunal de Contas, mas ainda a aguardar “luz verde” do Governo. “Serão 100 fogos no centro da cidade que irão dar resposta a todos os nichos de mercado”, assegurou José Daniel Sádio.

Em entrevista à Alentejo Ilustrado, o presidente da Câmara de Estremoz diz que as “perspetiva estão muito elevadas” para a edição deste ano da FIAPE. “Temos a ambição de todos os anos fazer uma feira melhor e estão criadas todas as condições para que isso suceda e para que a FIAPE seja um certame de referência a nível nacional”, acrescenta José Daniel Sádio, destacando o certame de agropecuária, “de referência para o setor”, bem como a Feira de Artesanato, que este ano conta com a participação de 130 artesãos de todo o país, 19 dos quais do concelho. O número de artesãos só não é superior “devido à limitação do recinto”, uma vez que foram registadas cerca de 200 inscrições, o que, segundo refere, “comprova tratar-se de uma feira de dimensão nacional que cresce de ano para ano”.

Quanto ao cartaz, já anteriormente divulgado pela Alentejo Ilustrado, o concerto de abertura, esta noite, estará a cargo de David Carreira. Amanhã será a vez de subir ao palco Van Zee, seguindo-se “Os Quatro e Meia” (dia 3) e Bárbara Tinoco (dia 4). Para dia 5, à tarde, está agendado o III Festival de Fado de Estremoz. “É um cartaz de excelência a nível nacional”, considera José Daniel Sádio, esperançado em “casa cheia” durante todos os dias do evento. Até porque as entradas nos espaços expositivos e de restauração são gratuitas. “Isso potencia as visitas, as pessoas podem vir várias vezes, ao longo dos cinco dias, participar neste grande espaço de convívio e de animação”.

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar