Estremoz: Deitar lixo na via pública pode valer multa de 200 a mil euros

A União de Freguesias de Estremoz promete coimas até mil euros a quem depositar lixo na via pública. A medida entrou este mês em vigor, e a autarquia promete “mão pesada” para os infratores.

“É expressamente proibida a deposição de resíduos verdes e monos junto aos contentores de resíduos urbanos na via pública”, refere a União, em comunicado, sublinhando que o procedimento correto será o contacto direto com a Junta de Freguesia “para agendar a recolha”. Quem não o fizer arrisca o pagamento de coimas.

De acordo com o documento, a deposição incorreta de resíduos verdes e menos na via pública poderá resultar numa coima de 50 a 150 euros. Já a deposição incorre de pneus, sucatas ou resíduos de construção e demolição, os vulgares entulhos, fará o infrator incorrer numa penalização entre 200 e mil euros.

“Um concelho mais limpo depende da colaboração de todos”, adianta a União de Freguesias, que anunciou esta medida depois de ter assumido competências na área da recolha de resíduos verdes e monos.

Os resíduos verdes são provenientes da limpeza e manutenção de jardins, espaços verdes públicos ou zonas de cultivo e das habitações, nomeadamente aparas, troncos, ramos, corte de relva e ervas. Já os monos são objetos volumosos (como sofás, colchões, móveis, frigoríficos, computadores, entre outros) que, pelo seu volume, forma ou dimensão, não podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção.

Este tipo de resíduos, lembra ainda a União, pode ser entregue no Ecocentro de Estremoz, junto ao Estádio Municipal, entre as 08:00 e as 13:00 horas ou das 14:00 às 16:00 horas. “Se não tiver os meios necessários para entregar este tipo de resíduos no Ecocentro, deve contactar a Junta de Freguesia de Estremoz para agendar a recolha gratuita”, remata.

Medidas e penalizações idênticas entraram também em vigor nas restantes freguesias do concelho, estando as coimas previstas no Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos, Limpeza e Higiene Pública do Município de Estremoz.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar