Este é o quarto evento consecutivo de Endurance Equestre realizado na região e que contará com a participação de dezenas de atletas nacionais e internacionais, que disputarão provas de 40, 80, 100, 120, 140 e 160 quilómetros, ligando a emblemática Quinta do Carmo (Glória) à envolvente paisagem alentejana.
Segundo a entidade organizadora, o evento é “acarinhado” pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e constitui “uma oportunidade para promover o potencial natural, gastronómico e cultural da região, reforçando a sua atratividade turística”.
Para José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo,
“As características geográficas e naturais do Alentejo são uma mais-valia para cavaleiros e cavalos e, ao mesmo tempo, projetam internacionalmente a imagem da região como destino equestre de referência”, dis o presidente do Turismo do Alentejo, José Santos, segundo o qual a região “tem tudo para se destacar como destino de visita obrigatória para os entusiastas dos cavalos e amantes da natureza, nacionais e internacionais”.
“Ao atrairmos mais visitantes, contribuímos também para o desenvolvimento económico das comunidades locais”, sublinha.
A Serra d’Ossa, elogiada pela sua topografia diversificada e trilhos desafiantes, tem sido palco de treinos regulares que já contribuíram para os recentes êxitos de Portugal em campeonatos mundiais e este evento reforça a confiança da Federação Equestre Internacional na capacidade organizativa do país, que acolherá o Campeonato do Mundo de Cavalos Novos em 2026, na Barroca d’Alva (Alcochete).
De acordo com a Câmara de Estremoz, “dezenas dos melhores atletas mundiais e nacionais, assim como os mais afamados cavalos da modalidade, a percorrer os fantásticos trilhos” da Serra d’Ossa.
“Depois de, nos últimos dois anos, ter decorrido o campeonato nacional de juniores e jovens cavaleiros, em 2025, pela primeira vez, realizar-se-á o campeonato nacional absoluto neste Raide, a prova mais importante do calendário nacional”, refere o Município.