Évora/27: Formação em artes participativas arranca em outubro

O Teatro Nacional D. Maria II e a Fundação Gulbenkian promovem formação de média duração em criação de projetos artísticos participativos. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a Évora/27 - Capital Europeia da Cultura.

A ação chama-se Évora/27 Linha de Encontro e é coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) sendo aberta a profissionais da cultura de todo o Alentejo, incluindo artistas, mediadores, técnicos e programadores. A formação, de frequência gratuita, decorrerá em Évora entre os meses de outubro e dezembro, sendo composta por oito módulos, distribuídos por 10 sessões, e “combinando a componente teórica com a partilha de ferramentas e exemplos práticos”.

Arte participativa e democracia cultural, monitorização, mediação, produção, comunicação e processos criativos serão alguns dos temas da iniciativa que culminará, entre 10 e 18 de dezembro, com laboratórios de experimentação, conduzidos por Hugo Cruz e Marco Paiva.

Fonte da CIMAC explica que a formação surge no âmbito do ATOS, programa de artes participativas promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II e pela Fundação Gulbenkian, sendo dirigida a profissionais de cultura “que procurem especializar-se na criação e implementação de processos artísticos participativos”.

Já a “Linha de Encontro”, refere a mesma fonte, é um programa de “desenvolvimento de competências do ecossistema cultural e criativo, de abrangência regional”, criado pela Évora/27. “Trata-se de um programa dirigido ao setor cultural e criativo, à sociedade civil e aos municípios do Alentejo, que visa estimular a formação contínua, a especialização e a valorização profissional das pessoas, assim como potenciar a participação cívica, a cooperação e a articulação entre a cultura e outros setores”, acrescenta.

Ainda de acordo com a CIMAC, este programa “é um dos projetos do legado da Capital Europeia da Cultura” que irá culminar com a criação de um Centro de Recursos para a Cultura, “uma infraestrutura física e virtual de apoio ao ecossistema cultural e criativo da região”.

Fotografia: ©JoãoVersosRoldão_2024_TNDMII

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar