Vereador sem pelouro desde 2021, Ruas é, mais uma vez, a aposta da coligação liderada pelo PCP, que o apresenta como “a alternativa política de que Aljustrel precisa”.
De acordo com os comunistas, a candidatura assenta “no trabalho, honestidade e confiança, colocando esperança na construção de um outro rumo para o concelho de Aljustrel”.
A CDU acusa ainda a gestão socialista de representar “um caminho de retrocesso enorme no desenvolvimento do concelho em várias áreas”.
Natural de Messejana, freguesia do concelho de Aljustrel, Fernando Ruas tem 52 anos, é licenciado em Educação Física e Desporto e exerce funções como subdiretor do agrupamento de escolas local.
No movimento associativo, é vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel e preside à mesa da assembleia geral da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, em Messejana. Militante do PCP, foi eleito vereador em 2021.
A candidatura de Fernando Ruas é a segunda oficialmente anunciada à Câmara de Aljustrel, depois de o PS ter confirmado o regresso do deputado Nelson Brito como cabeça de lista. Brito presidiu ao município entre 2009 e 2021.
O atual executivo municipal, liderado por Carlos Teles (PS), que não se recandidata, é composto por três eleitos do PS e dois da CDU.