Aqui a novidade vem do concelho vizinho: João Português, que há três mandatos lidera a Câmara de Cuba, transfere-se para Ferreira do Alentejo onde vai disputar as eleições com Luís Pita Ameixa, a concorrer ao terceiro mandato consecutivo, depois de já ter sido presidente entre 1993 e 2005.
Dizem os socialistas que “o progresso económico, social e cultural do concelho de Ferreira do Alentejo tem de continuar a ser assegurado no âmbito da proposta política do PS”, daí que Luís Pita Ameixa seja “a pessoa melhor preparada para liderar o município com um programa de progresso continuado”.
Num território onde a CDU ganhou terreno em 2021, subindo a votação em 8,4 pontos percentuais e elegendo um segundo vereador, João Português sublinha que a sua candidatura “aposta num projeto ambicioso e realista, baseado na dinamização económica, no fortalecimento do sector agrícola e na valorização do património e turismo, com especial enfoque no aproveitamento sustentável dos recursos disponíveis”. Segundo diz, o concelho “não pode continuar refém da inércia dos últimos oito anos”.
A concorrer em coligação com o CDS-PP, os sociais-democratas levam a votos uma lista liderada pelo gestor tributário Rui Veiga Mata e o Chega – que ganhou as últimas legislativas por 13 votos – candidata Octávio Costa, manobrador de máquinas nas minas de Aljustrel, apostado em implementar “políticas que criem emprego, atraiam investimento e melhorem a qualidade de vida, sempre com transparência e justiça social”.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: Arquivo/D.R.











