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Ferrovia atrasada: Comboios na Linha de Évora só em 2025

Obras deveriam ter sido concluídas em 2022. Só no próximo ano haverá comboios a circular.

Francisco Alvarenga (texto) e Gonçalo Figueiredo (fotografia)

Os trabalhos da nova linha ferroviária entre Évora e Elvas deverão ser concluídos no primeiro semestre deste ano, por forma a que a linha esteja operacional em 2025. A garantia é do presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz. Depois será ainda necessário executar trabalhos adicionais, incluindo sinalização, pelo que a entrada em exploração da linha não acontecerá antes do próximo ano. A linha irá permitir a circulação de comboios a uma velocidade de 250 quilómetros por hora, no caso dos passageiros, e de 120 quilómetros por hora, no que diz respeito ao transporte de mercadorias. 

“Temos dado particular destaque à circulação de mercadorias, até por causa da ligação a Espanha, mas a linha está preparada para as duas funções, mercadorias e passageiros, e isso introduziu uma complexidade significativa do ponto de vista do cumprimento dos requisitos técnicos”, sublinha Miguel Cruz. 

A nova Linha de Évora está incluída no projeto de criação do Corredor Internacional Sul, que irá ligar Sines à fronteira com Espanha, num investimento global superior a dois mil milhões de euros que permitirá reforçar a competitividade do transporte ferroviário “através da redução de tempos de percurso e custos de transporte”, aumentar a capacidade de transporte e “melhorar” as ligações ferroviárias entre os dois países. “Mais de 80% dos investimentos previstos estão em fase de obra ou concluídos”, garante o presidente da IP.

Além do transporte de passageiros, o que implicará paragens em Évora e Elvas, os autarcas têm insistido na necessidade de criação de uma plataforma logística, entre os concelhos de Alandroal e Vila Viçosa, para que o Alentejo “não fique a ver passar os comboios”.

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