Com a direção artística de Anne Delseth, a Festa do Cinema Francês visa focar-se na sua identidade única como um espaço de descoberta, encontro e diálogo cultural.
Em Beja, o arranque far-se-á dia 11, às 21h00, com “Partir Un Jour” (“Partir, Um Dia”) no qual vemos Cécile (Juliette Armanet) prestes a abrir o seu próprio restaurante. No entanto, uma inesperada complicação de saúde do seu pai trá-la de volta à sua aldeia natal. Longe da agitação da grande cidade, reencontra a sua paixão de adolescente, trazendo de volta memórias e criando incertezas nos seus planos.
Dia 12, às 10h30, a proposta é “Le Procès du Chien” (“O Processo do Cão”), onde vemos Averil (Laetitia Dosch) no papel de uma advogada que, após inúmeros casos perdidos, procura mudar a sua maré de azar. Mas quando Dariuch (François Damiens) lhe implora que defenda o seu fiel companheiro canino Cosmos, as convicções de Avril vêm ao de cima, num caso que promete ter tanto de agitado como inesperado. Esta sessão terá entrada gratuita para escolas.
Ainda dia 12, às 21h00, poderemos ver o já clássico “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain” (“O Fabuloso Destino de Amélie”), um filme de 2001 no qual Audrey Tautou, no papel da empregada de mesa Amélie Poulain, passa os dias com a cabeça nas nuvens. Contudo, um acontecimento inesperado leva-a a assumir uma missão secreta: transformar, com prudência, a vida daqueles à sua volta com pequenos gestos bondosos, mas que acartam grandes consequências.
A 26.ª Festa do Cinema Francês, em Beja, resulta da organização da Embaixada de França em Portugal, do Instituto e da Alliance Française, com o apoio Câmara de Beja.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: Arquivo/D.R.











