Festival do Crato arranca hoje com cartaz “para todas as gerações”

O Festival do Crato regressa esta terça-feira para mais uma edição, que se prolonga até 30 de agosto, e estreia-se com um dia de abertura gratuito para todo o público, mesmo para quem não tem pulseira. A organização promete uma festa marcada pela música, pela tradição e pela celebração.

A inauguração oficial está marcada para as 19h00, com a abertura da Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato. A partir das 21h30 arrancam os concertos. Os primeiros a subir ao palco são Os Vizinhos, seguidos de Os Raíz (com convidados especiais) e dos britânicos Cutting Crew.

O cartaz desta edição reúne nomes de diferentes estilos e gerações, entre os quais Wet Bed Gang, Plutonio, Mizzy Miles, Matuê, Lon3r Johny, Profjam, JÜRA, Skunk Anansie, GNR, Luís Trigacheiro e convidados, Daniela Mercury [na fotografia], Fernando Daniel e Nena.

Depois dos concertos principais, a festa continua no palco After Hours, com atuações de DJ Dadda, DJ LK da Escócia, DJ Matcho, DJ Ana Isabel Arroja e Insert Coin.

Para Joaquim Diogo, diretor do Festival do Crato, a abertura gratuita representa um gesto de proximidade com o público. “Queríamos surpreender todos os que fazem parte desta festa. Este dia extra gratuito é um presente para o público fiel que todos os anos enche o Crato de vida. Começamos a festa mais cedo e com o pé direito.”

Sobre a diversidade do cartaz, o responsável sublinha que o Festival do Crato tenta todos os anos “é tentar “ser o mais abrangente possível e ir ao encontro de muitos gostos musicais”. E acrescenta: “Temos uma forma de estar onde gostamos muito que as várias gerações possam experimentar aquilo que são diferentes ritmos de música e novos projetos para que quem nos visite fique surpreendido”.

A Feira de Artesanato e Gastronomia mantém-se como uma das marcas identitárias do festival, reforçando a ligação ao território. Como refere Joaquim Diogo, o Festival do Crato “acaba por nos posicionar em termos daquilo que é a nossa marca, aquilo que é o nome deste concelho magnífico deixando sempre um rastro a quem vem nesses dias para conhecer os seus monumentos, as suas dinâmicas e, a gastronomia, é sempre um ponto de atração”.

Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: Arquivo/D.R.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

Caro? O azeite?

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar