A meio da manhã de hoje, este incêndio mobilizava ainda 323 operacionais e 105 meios terrestres.
O alerta para este fogo, em zona florestal, foi dado ao início da tarde de terça-feira e levou, por precaução, à retirada de habitantes de aldeias do concelho, nomeadamente Vinagra, São Simão e Pé da Serra.
De acordo a presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade, os moradores nestas aldeias foram levados para o Pavilhão Municipal de Nisa para tomar uma refeição, tendo regressado a casa depois de controlado o incêndio.
Na aldeia de Vinagra há registo que uma mulher ficou desalojada, segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, que deconhecia se a habitação ardeu total ou parcialmente.
Uma outra fonte da Proteção Civil disse terem igualmente ardido duas viaturas e um casão agrícola.
De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o fogo, para o qual foi dado o alerta às 12h32, consumiu uma área florestal com pinheiro e eucalipto.
Ao início da manhã, a Estrada Nacional 18, com corte entre Vila Velha de Ródão e Nisa permanecia cortada ao trânsito, nos dois sentidos, com fonte da GNR a apelar “ao contributo de todos na prevenção e combate aos incêndios”, pedindo que se abstenham de praticar atividades consideradas de risco, como a realização de fogo junto a áreas florestais, e sigam as indicações das autoridades que se encontram no terreno.
Fotografia | Estela Silva/Lusa (arquivo)