Está em marcha o processo de eleição dos órgãos sociais da CVRA. O primeiro passo será a eleição do conselho geral, composto por 10 representantes dos interesses profissionais da produção e 10 do comércio, a quem caberá eleger a direção e o conselho fiscal.
Certa é a saída de Francisco Mateus da presidência de uma entidade que lidera desde finais de 2015. “Tendo servido a organização com toda a dedicação e com a visão de aumentar o reconhecimento nacional e internacional dos Vinhos do Alentejo, considero que é o momento certo para a entrada de novas ideias e perspetivas para impulsionar o sector vitivinícola desta extraordinária região”, refere Francisco Mateus.
Em comunicado, a CVRA indica que o presidente do conselho geral, José Miguel Almeida, “já deu início ao processo de seleção para recrutamento da pessoa que irá liderar os Vinhos do Alentejo”.
A região é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.