O assunto foi levado a reunião de Câmara pela vereadora Dulce Russo, da Coligação “Estremoz com Futuro”, questionando o Executivo autárquico sobre o “ponto de situação quanto ao destino a dar” ao conjunto para o mercado do peixe, junto ao edifício dos Paços Concelho, e insistindo na “necessidade de reaproveitar” o espaço.
Dulce Russo recordou que em reunião de Câmara, realizada em julho de 2022, o presidente da autarquia tinha revelado estar a ser desenvolvido um projeto, em colaboração com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (Adral) para instalar nesse local uma incubadora de empresas, tendo assegurado que o projeto estaria “concluído” em setembro desse ano. “Decorridos quase dois anos, gostaria de saber qual o ponto de situação”, questionou a autarca.
Na resposta, o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, confirmou que no local será instalado o Centro Empresarial de Estremoz, acrescentando que o projeto não está concluído. “Há levantamento de necessidades, há questões técnicas, as coisas não avançam à velocidade que desejamos, os técnicos são os mesmos, mas o processo continua a avançar”, referiu José Daniel Sádio sem se “comprometer” com uma data para a inauguração. “Se demora um mês ou se demora dois, será assim que for pos- sível”, sublinhou.
TURISMO NA BIBLIOTECA
Outro tema abordado na reunião de Câmara foi o ponto de situação sobre a mudança do posto de turismo para as instalações da antiga biblioteca. Segundo José Daniel Sádio é necessário preparar as infraestruturas. Até porque o espaço onde funcionava a biblioteca “é lindíssimo e com um potencial tremendo”. O objetivo acrescentou, é que venha a ser inaugurado em simultâneo com o “balcão único” do município, a instalar no atual posto de turismo, “para que de futuro os munícipes não tenham necessidade de aceder aos espaços dispersos pelos Paços do Concelho, sendo o atendimento feito num único espaço”.