Nascida na cidade, Cláudia Reis Duarte “é militante de sempre do PSD de Évora”, lembrou o presidente da distrital social-democrata, Francisco Figueira, na sua página de Facebook. “[É] um orgulho para nós e uma honra para ela”, acrescentou.
Consultora de um dos maiores escritórios de advogados de Lisboa (Uria Menendez – Proença de Carvalho), é árbitra tributária no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) e será a nova secretária dos Assuntos Fiscais. Tem uma licenciatura em direito, tirada na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2003 ) e uma pós-graduação em fiscalidade, concluída no ano seguinte no Instituto de Economia e Gestão.
A fiscalidade é a sua principal área de trabalho, não apenas enquanto advogada, também como assistente na pós-graduação de fiscalidade da Universidade Católica Portuguesa, onde está desde 2011.
A outra secretária de Estado com ligações a Évora é Maria Clara Figueiredo, a nova secretária de Estado Adjunta e da Justiça, até agora desembargadora no Tribunal da Relação de Évora, tendo passado pelo Tribunal do Trabalho, em Portalegre.
Na Relação de Évora o seu mais recente acórdão enquanto relatora data do passado 5 de março e é relativo ao recurso apresentado por um assistente para abertura de instrução num processo crime, visto discordar do despacho de arquivamento proferido pelo Ministério Público. Foi mantido o arquivamento.