Herdade do Mouchão, o tempo longo de um ícone alentejano

A história dos Reynolds, a geologia dos Carapetos e a maturidade da Alicante Bouschet cruzam-se num vinho feito apenas quando tudo coincide.

Manuel Baiôa (texto)

Na Herdade do Mouchão, em Casa Branca, Sousel, nada parece obedecer à pressa. A adega branca de adobe, erguida em 1901 e ainda chamada «adega nova», guarda uma ideia antiga de vinho: uva vindimada à mão, cacho inteiro, pisa a pé em lagares de pedra, madeira velha, silêncio e tempo. Em redor, as paredes caiadas, os grandes tonéis, a vinha dos Carapetos e a sombra das árvores compõem uma paisagem onde o vinho não é apenas produto: é continuidade. O lançamento do Mouchão Tonel N.º 3-4 2015 confirma essa filosofia. Trata-se de uma das grandes raridades do Alentejo, produzida apenas quando a natureza, a vinha e a adega se alinham.

Reynolds: Da cortiça ao vinho

A história do Mouchão é inseparável dos Reynolds, uma das famílias britânicas que, no início do século XIX, se fixaram em Portugal e se ligaram profundamente ao Alentejo. Thomas Reynolds chegou ao Porto em 1824, ligado ao comércio de vinho, azeite, lã, mel e cortiça. Poucos anos depois, a família desceu para o Alentejo, atraída pelo montado e pela economia corticeira. O Alentejo no século XIX não foi apenas um território imóvel de latifúndio: foi também espaço de investimento, adaptação e diversificação produtiva. Novas elites económicas chegaram e fundiram-se com a aristocracia e a burguesia local, ligadas à terra, à cortiça, à agricultura e à modernização empresarial.

É nesse quadro que os Reynolds devem ser entendidos. A cortiça trouxe-os ao Alentejo; a terra reteve-os; o vinho deu-lhes posteridade. Robert Hunter Reynolds consolidou os negócios familiares e, no final do século XIX, John Reynolds marcou decisivamente o Mouchão, construindo a casa, os edifícios agrícolas e, em 1901, a chamada «adega nova», ainda hoje em uso.

A família atravessou crises, expropriação, abandono e recuperação. Depois da expropriação que se seguiu à Revolução de 1974, a herdade regressou aos Reynolds em 1986, com a vinha abandonada e os tonéis vazios e degradados. «Quando se abriu aquela porta, em 1986, era praticamente só aros e aduelas», recorda Iain Reynolds, representante da sexta geração da família. Mas havia uma herança material e humana que resistira: a adega, a memória do lugar, o saber dos Alabaça e uma casta que se naturalizou alentejana.

A casta que viajou para encontrar a sua casa

A Alicante Bouschet nasceu no sul de França, no século XIX, como casta tintureira, de polpa escura, capaz de dar cor e estrutura aos vinhos. Filha da experimentação de Louis e Henri Bouschet, resultou do cruzamento entre Petit Bouschet e Grenache, também conhecida como Alicante. Em muitos lugares foi usada apenas como ferramenta de cor e de grande produção. No Mouchão tornou-se destino: deixou de ser auxiliar para se tornar protagonista.

A sua chegada ao Alentejo não pode ser fixada com absoluta certeza, mas terá ocorrido no final do século XIX, no contexto da reconstrução das vinhas após a filoxera, com a chegada dos porta-enxertos americanos e o acompanhamento dos Reynolds pelas inovações vitícolas do Midi francês. A tradição da casa associa a sua introdução à visita de dois professores da Universidade de Montpellier e à chegada de material vegetal francês. O que importa é o resultado: no clima quente e seco do Alentejo, em solos profundos e com água disponível no ciclo vegetativo, a Alicante Bouschet revelou aquilo que raramente mostrara noutros lugares: concentração sem peso, cor duradoura, acidez persistente, tanino largo e enorme capacidade de envelhecimento.

É uma casta que necessita de um determinado contexto para mostrar todos os seus atributos. Precisa de maturação rigorosa, produção baixa, equilíbrio entre açúcar, acidez, tanino e engaço. Quando colocada fora de contextos favoráveis, pode tornar-se pesada, vegetal, insípida ou dura. Quando inserida num contexto favorável, como no Mouchão, produz vinhos de cor profunda, estrutura larga, frescura inesperada e enorme longevidade. O enólogo Hamilton Reis sintetiza essa virtude com precisão: no Mouchão, a casta consegue ser «profundamente madura sem nunca ser doce». É talvez essa a sua maior lição alentejana.

Aqui, a vinha dos Carapetos tornou-se o berço desta expressão. Iain Reynolds recorda que o material vegetal ali usado descende das antigas plantações do século XIX da casa. Depois dos anos difíceis da ocupação, a família procurou preservar essa identidade, replantando a partir da memória genética da própria herdade.

A várzea, a água e a paciência

O Tonel N.º 3-4 nasce exclusivamente da vinha dos Carapetos — mais do que uma parcela, é uma pequena lição de geologia aplicada ao vinho. Situada numa várzea de aluvião, sobre sedimentos profundos e com reservas hídricas naturais, esta vinha distingue-se do Alentejo granítico e xistoso que a rodeia, aproximando-se da lógica sedimentar da Bacia do Tejo. Aqui, as raízes descem em busca de água, a drenagem evita excessos e o lençol freático ajuda a planta a atravessar os períodos secos sem perder equilíbrio.

É desta relação entre solo, água e tensão hídrica que nasce a frescura que surpreende num vinho tão denso. Iain Reynolds sublinha precisamente esse ponto: a vinha precisa de água no momento certo, mas também de uma tensão moderada que favoreça a concentração. Nos últimos anos, a produção média da parcela tem rondado as quatro toneladas por hectare; em 2015, chegou a cerca de 4,5 toneladas.

Iain Reynolds explica que não basta haver boa Alicante Bouschet para haver Tonel N.º 3-4. A casa só avança para aí quando o Mouchão clássico está assegurado. «Queremos que o Mouchão continue a ser o nosso foco principal.» Só quando há Alicante Bouschet de qualidade excecional e em quantidade suficiente se pode contemplar a criação do Tonel N.º 3-4. Por isso surgem apenas duas ou três edições por década. Ou seja, o topo não pode enfraquecer o vinho principal.

Hamilton Reis reforça a ideia: «O Mouchão não é uma segunda linha do Tonel 3-4. O Mouchão é a grande bandeira desta casa», sendo dois vinhos distintos por natureza. O Mouchão clássico é, nas suas palavras, um vinho de síntese: reúne parcelas diferentes de Trincadeira e Alicante Bouschet da herdade, e o saber acumulado de duas famílias: os Reynolds, na propriedade, e os Alabaça, na adega.

É «um agregador de sítio, de clima, de conhecimento e de famílias», expressão de uma identidade maior do Alentejo. Já o Tonel N.º 3-4 vive de outra lógica: não agrega, concentra. É «a expressão máxima de uma casta que encontrou um território perfeito», um vinho raro, feito apenas quando a natureza permite à Alicante Bouschet dos Carapetos expressar-se no limite. Por isso, Hamilton chama-lhe um vinho «profundamente egoísta»: marcante, singular, «quando se prova não se esquece».

O nome deste vinho nasceu dentro da própria adega. Depois da recuperação da propriedade, havia dois tonéis que se destacavam: o 3 e o 4, por terem sido os que melhor ficaram preservados após a ocupação. Eram os tonéis onde a casa guardava o melhor Alicante dos Carapetos. A designação ficou. Hoje, grande parte do vinho continua a estagiar nesses dois grandes recipientes históricos, tonéis de 5.000 litros, com aduelas de castanheiro e carvalho e tampos de mogno e macacaúba. Não se procura sabor a madeira. Procura-se dar tempo para o vinho revelar a sua grandeza.

O ano de 2015

A colheita de 2015 teve o equilíbrio raro que o Mouchão exige. João Alabaça, adegueiro e herdeiro de uma linhagem familiar profundamente ligada à casa, recorda que o ano começou com um inverno seco e frio, depois de um final de 2014 chuvoso. A primavera foi amena e as chuvas pontuais ficaram bem retidas no solo. No final de junho e início de julho houve uma semana de calor intenso, que queimou alguma fruta, mas também contribuiu para cachos mais abertos e bagos mais pequenos. O verão decorreu depois sem excessos, com noites e dias equilibrados.

A vindima dos Carapetos ocorreu entre 9 e 11 de setembro. Segundo João Alabaça, as uvas chegaram à adega «fantasticamente sãs», com grande equilíbrio entre maturação alcoólica e fenólica. Os engaços estavam maduros, condição decisiva numa casa que vinifica os tintos com cacho inteiro. As uvas foram pisadas a pé em lagares de pedra, sem desengace, e fermentaram durante cerca de uma semana. Depois, o vinho passou para os tonéis, onde repousou cerca de três anos, antes de um longo estágio em garrafa.

Hamilton Reis sublinha a natureza ainda reservada do 2015, pouco expressivo aromaticamente, porque ainda guarda futuro. Se já mostrasse tudo, talvez não fosse Tonel N.º 3-4. Para ele, isso é virtude. O vinho está «escondido, tímido, preparado para o que aí vem», afirma. E o que aí vem, acrescenta, são «mais de 20 anos». O que hoje impressiona é a energia: a textura que atravessa a boca, a frescura mentolada, a mineralidade, o final ligeiramente amargo que pede comida e promete evolução.

A espera como método

O Mouchão Tonel N.º 3-4 2015 é um vinho de grande concentração, mas com frescura e uma austeridade nobre. É um vinho que exige mesa, tempo, copos largos e paciência para se revelar. A produção é limitada: cerca de 11 mil garrafas. O próximo Tonel N.º 3-4 deverá nascer da colheita de 2021, se a casa confirmar a decisão. Até lá, fica este 2015: um vinho lançado com onze anos de vida e, paradoxalmente, ainda muito jovem. É, por isso, mais do que uma edição rara. É uma demonstração de coerência. Nele cruzam-se a história dos Reynolds, o saber fazer dos Alabaça e uma casta que, vinda de França, se naturalizou alentejana. «A receita do Mouchão é o passado», diz Iain Reynolds, numa frase que serve de lema à casa. Talvez seja essa a grande lição do Mouchão. Aqui, a modernidade não está em acelerar o vinho, mas em saber esperar por ele. E talvez por isso este vinho pareça falar menos de luxo e mais de continuidade.

Mouchão Tonel Nº 3-4 2015

Produtor: Mouchão e Cavaca Dourada, S.A.

Região: DOC Alentejo

Casta: 100% Alicante Bouschet

Vinificação: vindima manual, cacho inteiro, pisa a pé e fermentação em lagares de pedra

Estágio: cerca de três anos em tonéis históricos n.º 3 e n.º 4, seguido de longos anos de repouso em garrafa. Cor vermelha profunda e densa. Aroma ainda contido, com fruta preta, especiarias, cedro, notas balsâmicas, grafite e leve sugestão mentolada. Boca ampla, energética e tensa, com tanino firme, acidez viva e final longo, ligeiramente amargo e muito gastronómico. Um vinho de estrutura, contenção e muito futuro.

Álcool: 14,5% / PVP: 295 €

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

ALENTEJO CARTOONADO
por Rui Pimentel

O ALENTEJO DE SARAMAGO

CARLOS LEITÃO | Crónicas

<b>BRUNO HORTA SOARES</b><br> É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2026 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 48,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar