Fonte do IPMA explica que o agravamento do aviso meteorológico no Alentejo, de amarelo para laranja, o segundo mais grande, ocorre em virtude da “persistência de valores muito elevados” da temperatura máxima.
As previsões meteorológicas apontam, na sexta-feira, para temperaturas máximas de 40 graus Celsius em Beja e Évora e de 37 em Portalegre. Já as mínimas, deverão ficar pelos 24 graus no Alto Alentejo, e pelos 21 no Baixo, naquilo que os meteorologistas definem como “noites tropicais”.
Para sábado, a previsão é que as temperaturas mínimas continuem acima dos 20 graus Celsius, agora em todo o Alentejo, litoral incluído, sendo que a máxima poderá chegar aos 40 graus em Évora, 39 em Beja e 37 em Portalegre.
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.
Por outro lado, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas indica que para esta quinta-feira, dia 15, os concelho de Castelo de Vide, Nisa e Portalegre encontram-se em “risco máximo” de incêndio. Nos de Almodôvar e Crato esse risco é “muito elevado”.
Para sábado está previsto um agravamento do perigo de incêndios rurais que passará a ser de “muito elevado” também nos concelhos de Évora, Mourão, Barrancos, Moura, Odemira e Santiago do Cacém,