Évora: Conheça a equipa que vai dirigir a Universidade nos próximos quatro anos

António Candeias toma posse na segunda-feira, dia 11 de maio, como reitor da Universidade de Évora para o mandato 2026-2030. A cerimónia realiza-se às 15h30 na Sala dos Actos do Colégio do Espírito Santo e marca também a entrada em funções de uma equipa reitoral renovada, composta por quatro vice-reitores, oito pró-reitores e um administrador.

Ana Luísa Delgado (texto) e Cabrita Nascimento (fotografia)

A nova equipa assume este mandato, segundo fonte da Universidade de Évora (UÉ), «com ambição, sentido de serviço e uma forte vontade de trabalhar em proximidade com toda a comunidade académica», querendo «uma UÉ cada vez mais coesa, inovadora, aberta ao mundo e atenta às pessoas, capaz de afirmar a excelência do seu ensino, da sua investigação, da sua criação cultural e da sua ligação à sociedade».

Os quatro vice-reitores que tomam posse na mesma cerimónia são: Antonio Sáez Delgado, do Departamento de Linguística e Literaturas, com a tutela de Cultura e Sociedade; Ausenda de Cáceres Balbino, do Departamento de Geociências, responsável pelo Património, Infraestruturas e Assuntos Internos; Cristina Dias, do Departamento de Química e Bioquímica, com a tutela dos Ensinos e Inovação Pedagógica; e Rui Salgado, do Departamento de Física, para a Investigação e Inovação.

Para os oito lugares de pró-reitor foram nomeados: António Anjos, do Departamento de Informática, para a Transformação Digital; Carlos Vieira, do Departamento de Economia, para a Qualidade, Acreditação e Planeamento; Elisa Bettencourt, do Departamento de Medicina Veterinária, para as Herdades Experimentais, a ZEA, o Hospital Veterinário e o polo de Alter; Elsa Lamy, investigadora do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, para «Uma Só Saúde»; Gertrudes Guerreiro, do Departamento de Economia, para a Gestão Académica; Leonel Alegre, investigador do Laboratório HERCULES, para a Inovação Social, Transdisciplinaridade e Internacionalização das Artes; Nuno Pedroso, também investigador do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, para a Investigação; e Pedro Madureira, do Departamento de Geociências, para a Inovação e Áreas Emergentes.

Na cerimónia tomará ainda posse José Biléu Ventura, do Departamento de Gestão, como administrador.

O programa de ação de António Candeias, sufragado a 30 de abril, intitula-se «+UÉ | mais Universidade de Évora (2026-2030)» e traduz uma visão concreta: «uma UÉ global, reconhecida pela qualidade pedagógica, científica e cultural; mais simples, ágil, participada e orientada para as pessoas; sustentável e exemplar; e profundamente ligada à cidade e ao território».

O programa estrutura-se em dez eixos estratégicos que cobrem as missões centrais da instituição, com compromissos que vão do reforço da qualidade da investigação à modernização do ensino, da internacionalização ao bem-estar e saúde mental dos estudantes, da transição sustentável ao investimento em infraestruturas e à relação com a cidade.

Na sua primeira grande entrevista, publicada na edição em papel da Alentejo Ilustrado, o novo reitor assegura que cumpridos os primeiros 120 dias de mandato dará a conhecer à comunidade «o que foi feito, o que está em curso e as metas do Ano 1», com um painel de indicadores que permitirá acompanhar a execução ao longo do mandato. O objetivo, garante, é «virar a página com uma Universidade mais eficaz, previsível e orientada a resultados».

António José Estevão Grande Candeias tem 58 anos e é licenciado em Química Tecnológica e pós-graduado em Química Aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sendo doutorado e agregado em Química pela Universidade de Évora.

Professor catedrático do Departamento de Química e Bioquímica da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, foi vice-reitor para a Investigação e Desenvolvimento entre maio de 2018 e janeiro de 2022 e director do Instituto de Investigação e Formação Avançada entre setembro de 2018 e maio de 2022.

Especializado em Química de Superfícies e Ciências do Património, fundou o Laboratório HERCULES e dirigiu-o desde a sua criação, em janeiro de 2009, até fevereiro de 2019, regressando à direcção em janeiro de 2025. Foi também director do Laboratório Associado IN2PAST de janeiro de 2021 até janeiro de 2026.

É coordenador da Cátedra em Património Sustentável da Universidade de Évora, director da Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia de Investigação em Ciências do Património (ERIHS.pt) e director internacional do Laboratório Conjunto China-Portugal para a Ciência da Conservação do Património. É membro do Conselho Nacional da Cultura e coautor de mais de 300 artigos internacionais, 240 dos quais indexados na base de dados SCOPUS/ISI, com um índice h de 30.

4 Responses

  1. Desejo as maiores felicidades ao novo reitor e sua equipa. Estudei Sociologia na UE, mas a minha itinerância profissional levou-me para longe, distanciando-me da universidade. De regresso a Évora, espero acompanhar melhor o trabalho previsto.

  2. Estou certo de que a nova reitoria trará um novo rumo à UÉ. Um retomar da direção e sentido académicos, dignificadores do espírito académico, com empreendimento, transparência e democracia participativa.
    Votos de sucesso!

  3. Acredito que trará um novo espirito á universidade de Évora, mais abertura ,maior visão sempre a pensar no aluno . Muito SUCESSO !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2026 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar