PUBLICIDADE

Jantar vínico põe à prova “os melhores” vinhos da Vidigueira

Seis vinhos do concelho de Vidigueira foram premiados no XI Concurso dos Melhores Vinhos do Alentejo. Hoje vão ser “postos à prova” num jantar vínico com a assinatura do ‘chef’ João Mourato.

O chamado golden dinner está agendado para as 19h30 na Casa das Talhas da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito. Segundo a organização, haverá sete “momentos” harmonizados exclusivamente com os vinhos do concelho de Vidigueira premiados na mais recente edição do concurso promovido pela Confraria dos Enófilos do Alentejo.

Entre os vinhos premiados encontram-se dois da própria Adega Cooperativa: o Vidigueira Grande Escolha Branco DOC 2022 e o Vila de Frades 1656 Talha Tinto DOC 2023, uma edição de apenas 800 garrafas lançada em março deste ano e que esgotou em poucas semanas.

“Em causa, note-se, está o primeiro vinho tinto de talha da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, vinificado numa das talhas mais antigas da região. Uma produção pensada, em particular, para bons apreciadores de vinhos de talha e colecionadores de edições especiais e históricas”, explica José Miguel Almeida, presidente da Adega.

Produzido numa talha de 1656, repleta de memórias, saberes e sabores de várias gerações, o revela um aroma intenso a frutos vermelhos e notas terrosas oriundos das castas Aragonez, Trincadeira e Tinta Grosa, cultivadas em vinhas velhas que honram a capital do vinho de talha, Vila de Frades, na Vidigueira.

Herdade Grande, Pousio HMR – Herdade do Monte da Ribeira, Morais Rocha Wines e Quinta do Quetzal foram as restantes marcar premiadas que no conjunto, representam 30% de todas as medalhas de ouro atribuídas no concurso o que, segundo a organização, “demonstra mais uma vez que a Vidigueira é um território abençoado em termos vínicos”.

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

PUBLICIDADE

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar