José Alberto Fateixa: “Imprevisibilidades”

Os norte-americanos votaram para Donald Trump para novo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), sendo conhecido o seu modo de pensar e de agir. Como as escolhas nos EUA têm influência nas relações entre países, nas relações entre pessoas e nos alinhamentos políticos, económicos e militares, deixo questões para meditarmos:

1. Os EUA têm cerca de 340 milhões de habitantes, são uma sociedade multicultural com milhões de migrantes ou destes descendentes e ganha eleições quem tem mais votos e não quem é o preferido das elites(económicas, sociais, culturais) ou de algum grupo específico. O que levou os eleitores a votarem Trump tendo este manifestado a determinação de reforçar fronteiras e expulsar migrantes? Na verdade, parte significativa dos habitantes dos EUA se chegassem agora aos EUA e se esta medida fosse aplicada milhões seriam expulsos de modo compulsivo.

2. Se aplicado plenamente o grande mote da campanha “América grande novamente”, ou se preferirem os “EUA autossuficientes”, as relações globais serão profundamente alteradas. A extensão e diversidade do território, a dimensão populacional, a evolução tecnológica e a capacidade instalada nos setores agrícola e industrial permitem aos EUA ampliar opções protecionistas internas e de fechamento externo.

A opção de reforçar a tributação das importações, irá alterar a capacidade de criar riqueza em vários pontos do globo e levar a um confronto penalizador dos maiores exportadores mundiais: União Europeia, China, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido assim como o vizinho México. Ou seja, potenciais roturas nas relações com o vizinho a sul e com as economias do Atlântico e do Pacífico em diversos setores terão consequências na criação de riqueza global. Quebradas as relações globais não serão inevitáveis o crescimento das tensões sociais/ laborais e o alastramento da pobreza em diversos pontos do globo?

3. A NATO tem sido o pilar operacional determinante da política de defesa do Ocidente. Os parceiros europeus, em especial com o fim do Pacto de Varsóvia, têm desvalorizado e desinvestido nesta área. Que futuro pode ter a aliança Atlântica se os EUA se afastarem? Os países da Europa estão disponíveis para estruturar investimentos militares comuns?

4. Vivemos duas guerras próximas, no leste da Europa, o conflito Rússia-Ucrânia e no Médio Oriente, os combates israelo-árabes. Que consequências terá para os equilíbrios mundiais o anúncio de que Trump ao falar com Putin resolve em dias a guerra na Ucrânia e que ao estar sempre ao lado de Israel, desvalorizando os acordos internacionais em torno da existência de dois estados, Israel e Palestina?

Dúvidas, questões e imprevisibilidades que só o tempo desvendará.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar