José Santos: “Promoção turística do Alentejo precisa de resposta mais ambiciosa”

À frente de uma lista única, José Manuel Santos foi esta segunda-feira eleito presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), que passará a acumular com o de presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. A tomada de posse está marcada para o próximo dia 7 de abril, na Herdade da Malhadinha Nova.

“A promoção turística do Alentejo precisa de uma resposta mais ambiciosa e agregadora, à altura dos desafios e oportunidades que temos pela frente”, diz José Manuel Santos, acrescentando que a região quer “liderar o futuro com uma estratégia mais integrada, mais internacional e com forte ligação ao território e às empresas que o constroem diariamente”.

Fonte da ARPTA refere que a nova direção “reflete uma ampla representatividade do tecido turístico regional, reunindo associações sectoriais, grupos hoteleiros, operadores turísticos e projetos de enoturismo e sustentabilidade, num esforço conjunto para reforçar a coesão e a competitividade do destino Alentejo”.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o novo ciclo de governação da ARPTA “parte de uma visão clara: reforçar a promoção externa do Alentejo, aumentar o peso do turismo internacional, garantir maior eficácia na gestão dos recursos e alinhar-se com uma estratégia de desenvolvimento sustentável para toda a região, incluindo o Ribatejo”. 

A Agência indica que a convergência operacional com a Entidade Regional de Turismo “será um dos pilares para garantir maior coesão, inovação e capacidade de resposta”, sendo que o manifesto apresentado a votos propõe uma Agência “mais autónoma financeiramente, mais próxima dos associados, mais funcional na promoção externa e mais digital e inovadora”. 

“Estão também previstas ações concretas como a criação de clubes de produto, reforço da equipa técnica, novos instrumentos de marketing digital e campanhas de promoção em mercados estratégicos, como o Brasil, EUA e Espanha, bem como a aposta na captação de eventos internacionais e produções audiovisuais”, sublinha.

Para a ARPTA o desafio é ambicioso: “afirmar o Alentejo como um destino turístico líder, autêntico e sustentável, adaptado aos desafios de um mercado global em constante mudança”.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar