Lixos: Gesamb quer reforçar capacidade regional de triagem de embalagens

A empresa intermunicipal Gesamb lançou um novo concurso público internacional para a construção do Centro de Triagem Automático de Embalagens em Évora, num investimento de 13 milhões de euros, após o anterior procedimento ter ficado deserto.

Em comunicado, a Gesamb – Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos EIM – explica que, em 2024, já tinha sido lançado um concurso público internacional relativo ao mesmo projeto, no valor de 7,5 milhões de euros, mas que acabou por ficar sem propostas.

O novo concurso representa agora um investimento de 13 milhões de euros, financiado pelo programa operacional regional Alentejo 2030. A empresa, responsável pelo tratamento de resíduos urbanos em 12 dos 14 municípios do distrito de Évora, diz que “foi necessário rever o projeto e o orçamento, resultando no novo concurso agora publicado, com condições ajustadas às exigências do mercado e aos objetivos ambientais da região”.

O futuro Centro de Triagem Automático de Embalagens será instalado na sede da Gesamb, em Évora, e tem como objetivo modernizar a gestão de resíduos, reforçando a capacidade regional de triagem e valorização de embalagens.

No mesmo comunicado, a empresa sublinha que “continua empenhada em triplicar as quantidades atualmente recolhidas seletivamente de resíduos de embalagens de plástico, metal e papel/cartão até 2030, conforme estipulado pela União Europeia”.

Para atingir essa meta, a Gesamb “planeia expandir e reconverter o atual Centro de Triagem, transformando-o numa unidade de triagem automática”. Segundo a empresa, “esta unidade será equipada com tecnologia avançada para separar diferentes tipos de plásticos e metais de forma automatizada e ‘inteligente’”.

O projeto inclui ainda “a requalificação da receção, enfardamento e armazenagem dos materiais de papel/cartão”. A nova unidade terá capacidade para processar quatro toneladas por hora de embalagens de plástico e metal, e 16 toneladas por hora de papel e cartão.

“Para garantir a sustentabilidade, a nova área será coberta com painéis fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de aproximadamente 295 kWp [quilowatt pico]”, indica a Gesamb.

A empresa considera ainda trata-se de um investimento “de grande importância para a região”, com impacto positivo na economia e na criação de emprego local. “A construção desta nova instalação reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental, posicionando a Gesamb na vanguarda da tecnologia de gestão de resíduos”, acrescenta a mesma fonte, assegurando que a empresa pretende promover “uma gestão de resíduos cada vez mais eficiente e sustentável, beneficiando toda a comunidade e o ambiente”.

Ler mais: Gesamb reforça recolha seletiva de lixo e reciclagem em 12 municípios

Eeste mês, e conforme noticiado pela Alentejo Ilustrado, a empresa anunciou um outro investimento de 4,3 milhões de euros – dos quais 3,6 milhões financiados pelo programa Alentejo 2030 – destinado a tornar a recolha seletiva de resíduos urbanos mais eficiente e sustentável nos 12 concelhos em que opera.

Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: Arquivo/D.R.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar