Legislativas: Chega vence em Portalegre, mas PS mantém deputado

Tendo perdido para o Chega, o PS mantém o deputado pelo círculo de Portalegre. A AD, que apostou forte com a candidatura de Manuel Castro Almeida, ministro da Coesão, ficou aquém do objetivo eleitoral.

Nas eleições de 2024 o PS foi o partido mais votado no círculo eleitoral de Portalegre, o mais pequeno do país, que elege apenas dois deputados. Este domingo, as posições relativas inverteram-se: o Chega passou a ser o partido mais votado no Alto Alentejo (29,90%, correspondentes a 17.220 votos), relegando os socialistas para a segunda posição (29,90%, ou seja, 17.220 votos).

João Lopes Aleixo (Chega) e Luís Moreira Testa (PS) são os deputados eleitos.

A Aliança Democrática, que apostou forte no círculo de Portalegre com a candidatura do atual ministro da Coesão, conseguiu mais 1300 votos do que em 2024, mas não foi além dos 26,84% (15.458 votos), insuficiente para eleger um deputado por Portalegre.

CDU (5,17%), Iniciativa Liberal (1,92%) e Livre (1,71%) ficaram nas posições seguintes.

Em termos concelhios, o Chega foi o partido mais votado em Campo Maior, Elvas, Monforte, Fronteira, Sousel, Alter do Chão e Ponte de Sôr. O PS venceu em Nisa, Crato e Avis. A Aliança Democrática triunfou em Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Arronches.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar