Legislativas: 14 partidos querem Évora, mas só três cabem no Parlamento

Catorze partidos e coligações disputam a eleição dos três deputados do círculo de Évora nas legislativas de maio, sendo que a maioria apresenta novos cabeças de lista e apenas quatro mantêm a aposta feita em 2024.

Segundo as listas afixadas pelo Tribunal de Évora, concorrem neste círculo eleitoral 14 forças políticas, o mesmo número das legislativas do ano passado, embora com ligeiras alterações.

Desta vez, e ao contrário de 2024, os partidos Nós, Cidadãos! e Partido Popular Monárquico (PPM), que saiu da coligação Aliança Democrática (AD), apresentam candidaturas, enquanto a Nova Direita e a Alternativa 21 deixam de constar no boletim de voto.

O PS é um dos partidos que mantém a aposta em relação às legislativas de 2024, com o deputado Luís Dias, de 41 anos, eleito pela primeira vez para o Parlamento nas anteriores eleições, a repetir como cabeça de lista.

Gestor de informação, Luís Dias é presidente da Federação Distrital de Évora do partido e foi presidente da Câmara de Vendas Novas, concelho onde reside, tendo renunciado ao cargo no dia seguinte às legislativas de 2024.

A AD escolheu para cabeça de lista o presidente da Distrital de Évora do PSD, Francisco Figueira, em detrimento de Sónia Ramos, deputada na legislatura agora finda e já anunciada candidata ‘laranja’ à Câmara de Estremoz.

Natural de Évora e a residir em Lisboa, Francisco Figueira, de 44 anos, é advogado e chefe de gabinete do Grupo Parlamentar do PSD.

Também o Chega, que elegeu pela primeira vez um deputado por Évora em 2024, optou por mudar de cabeça de lista, trocando Rui Cristina, agora candidato em Beja, por Jorge Galveias, parlamentar eleito por Aveiro nas anteriores eleições.

A CDU, que não tem deputado eleito por Évora desde as legislativas de 2022, aposta agora na professora Maria da Graça Nascimento, de 51 anos, residente em Montemor-o-Novo.

A lista do BE é liderada pelo especialista em sistemas e tecnologias de informação Pedro Ferreira, residente em Évora, enquanto a IL apresenta o estudante universitário Rodrigo Mendonça, de 20 anos, também da cidade.

O Livre repete a candidatura da educadora de infância Glória Franco, que vive em Montemor-o-Novo, e o PAN faz o mesmo com o analista de dados Sérgio Neves, residente em Lisboa.

Ricardo Mendes (RIR), Carla Ribeiro (Ergue-te), Hélder Machado (Volt Portugal), Jorge Canhoto (Nós, Cidadãos!), Luís Madeira (PPM) e Rodrigo Paias (Alternativa Democrática Nacional) são os restantes candidatos pelo círculo de Évora.

Com 132.631 eleitores inscritos para as legislativas de 18 de maio, Évora é o segundo distrito mais extenso do país, apenas atrás de Beja, e não foge à tendência de despovoamento que marca o Alentejo. De acordo com os Censos 2021, o distrito de Évora perdeu 14.282 habitantes em dez anos, com todos os concelhos a registarem diminuição da população.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar