Legislativas: PS perde seis mil votos em Évora, mas continua a ser o mais votado

Évora é o único círculo eleitoral do Alentejo onde o PS continua a ser o partido mais votado. Chega e AD voltam a eleger depiutados.

Apesar da quebra de 5% no espaço de um ano, o PS continua a ser o partido mais votado no círculo eleitoral de Évora – foi, aliás, o único distrito que ganhou nas legislativas deste domingo. Os socialistas somaram 23.616 votos (27,81%), o que garantiu a eleição de Luís Dias, o presidente da Federação Distrital dos socialistas.

Em Évora, comparativamente com o ano passado, os três principais partidos consegue eleger deputados. Aqui, a única novidade foi a ultrapassagem da Aliança Democrática pelo Chega. O partido de André Ventura conseguiu 21.080 votos (24,82%), mais quatro mil que em 2024. A AD fica em terceiro lugar com 24,81% – ou seja, com apenas menos 10 deputadoz que o Chega.

Sendo assim, além de Luís Dias (PS), foram eleitos Jorge Galveias (Chega) e Francisco Lopes Figueira (AD).

Olhando para a escala concelhia, a principal surpresa foi a vitória da Aliança Democrática na cidade de Évora (27,87%). O PS triunfou em Montemor-o-Novo, Mora, Arraiolos, Portel, Redondo, Borba e Alandroal. O Chega foi o mais votado em Vendas Novas, Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Vila Viçosa e Estremoz.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar