Luís Otávio Cruz ganhou a 11.ª edição do Concurso de Melhor Sommelier do Alentejo, competição promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) para eleger a personalidade a quem vai ficar a responsabilidade de levar os saberes e sabores alentejanos até ao maior mercado de exportação, o Brasil.
“A final, realizada em Évora, marcou mais uma edição de sucesso do concurso, destacando a paixão e o conhecimento sobre os vinhos do Alentejo e a forte ligação entre o Brasil e Portugal.”, refere a CVRA, acrescentando os finalistas viveram “cinco dias intensos no Alentejo, imersos na tradição vitivinícola e na riqueza do terroir alentejano”.
Durante este período visitaram várias sub-regiões, conheceram produtores locais e participaram em provas que lhes permitiram uma compreensão mais profunda das singularidades dos vinhos alentejanos.
A final foi disputada por Marina Garritano, Marcos Paulo, Leandro Bernardo Silveira Melo, Hugo Castro, e José Eduardo Barboza e o painel de jurados que avaliou cuidadosamente cada sommelier foi composto por Ricardo Morais (JNcQuoi Comporta), Gabriela Marques (Restaurant Loco), Marc Pinto (Fifty Seconds Martin Berasategui), Domingos Meirelles (Exponor Brasil) e Tiago Caravana, diretor de marketing dos Vinhos do Alentejo.
O vencedor da 11ª edição do concurso “head sommelier” do restaurante Emiliano, em São Paulo, e foi também reconhecido como melhor sommelier do Brasil em 2023, tendo representado o Brasil no concurso mundial. Com esta vitória, Luís Otávio junta-se ao grupo de vencedores que promove e difunde a riqueza dos vinhos alentejanos no mercado brasileiro.
Este concurso, que tem várias etapas de seleção durante um ano, fortalece a ligação entre o Alentejo e o Brasil, que consome cerca de 20% do total das exportações de vinhos alentejanos, o que o coloca como principal mercado de exportação da região.