Um golo de João Pinto, aos 32 minutos, deu a quarta vitória em outros tantos jogos aos alentejanos, que selaram um inédito acesso à Liga 3, criada em 2021/22, e beneficiaram do empate à mesma hora entre Amora e Elvas (1-1) para garantirem o primeiro lugar da ‘poule’, que vale o acesso à final do Campeonato de Portugal frente ao líder da Série A.
Primeiro clube promovido à edição 2025/26 do terceiro escalão português, o Lusitano de Évora reforçou a liderança da ‘poule’ B, com 12 pontos, contra cinco do Amora, segundo colocado e também em vaga de subida, três do Fátima, terceiro, e dois do Elvas, último.
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, já deu os parabéns à equipa eborense. “O Lusitano de Évora assegurou, este sábado, a subida à Liga 3 Placard! Parabéns a todos os jogadores, equipa técnica, ‘staff’, dirigentes e adeptos pela promoção de divisão, a duas jornadas do fim. Boa sorte para a próxima temporada, e para a final do Campeonato de Portugal”, escreveu Pedro Proença, na sua página de Facebook.
Para a direção do Lusitano, tratou-se de um triunfo “épico e merecido”, revelando que o Campo Estrela estará aberto a todos os adeptos que queiram apoiar a equipa.
“Este sucesso também é vosso, adeptos incansáveis, que estiveram sempre connosco — em casa, fora, na alegria e na luta. Obrigado por cada apoio, cada canto, cada momento. Este feito é nosso… mas também é, e sempre será, por vocês”, comentou fonte oficial da direção, considerando tratar-se de “um feito histórico que ficará para sempre na memória de todos”.