Nos últimos instantes da parida, Martim Águas ainda tentou o empate, com um remate de fora da área, mas o guarda-redes da “casa”, Nuno Hidalgo conseguiu defender. Numa primeira parte bastante equilibrada, não houve grandes ocasiões de golo, à exceção do remate de Dida desenquadrado com a baliza, já na pequena área, mesmo em cima do intervalo.
Por essa altura já a União de Santarém estava reduzida a 10 jogadores depois de , aos 42 minutos, o árbitro Rui Mónica ter mostrado vermelho direto a Eduardo Souza, após uma entrada muito dura sobre Mauro Andrade.
Apesar da superioridade numérica, o Lusitano de Évora mostrou dificuldade em ligar o jogo, não conseguindo criar situações de perigo. Até que, aos 53 minutos, é assinala grande penalidade contra a equipa eborense, a punir uma falta do guarda-redes Duarte Martins sobre Manu. Chamado a marcar, Mário Grilo fez o único golo da partida.
O minuto 60 haveria de marcar a partida, com um golo anulado ao Lusitano por fora de jogo e um livre junto à bandeirola de canto que levou a bola a embater na malha lateral da baliza.
Resultados da 1.ª Jornada
CD Mafra/Belenenses 1-1
Atlético/Amora 0-1
Caldas/Sp. Covilhã 2/1
União de Santarém/Lusitano de Évora 1/0
1.º de Dezembro/Académica 1/1
Classificação:
1.º Caldas 3 pontos
2.º Amora 3
3.º União de Santarém 3
(…)
9.º Lusitano de Évora 0
Fotografia | FPF/D.R.