PUBLICIDADE

Mês dedicado à cultura. Odemira propõe “imersão cultural” em setembro

Setembro é, por tradição, o mês da cultura no concelho de Odemira e o Município volta a promover a iniciativa “Setembro, uma Imersão Cultural”, com o objetivo de dar voz à diversidade cultural e proporcionar diferentes manifestações culturais ao público e descentralizar a programação.

A comemoração do Dia do Município e a tradicional festividade religiosa de Nossa Senhora da Piedade, o Festival 7 Sóis 7 Luas, a comemoração do Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau e o Festival Tass Jazz são os principais destaques da programação.

O Festival 7 Sóis 7 Luas, que este ano assinala 25 anos de parceria com o Município de Odemira, volta ao concelho com um programa diversificado de espetáculos musicais e de teatro de rua nos dias 1, 6, 7, 8 e 13 de setembro, em várias localidades.

Logo no dia 1, no multiusos de Almograve (19h00), a proposta é para o circo aéreo, acrobático e humorístico dos catalães Pakipaya. O espetáculo chama-se “Shake, Shake, Shake”, apresentado pela companhia como “uma estrutura original que combina berço aéreo e mastro chinês com as principais técnicas circenses”. Com já 12 anos de ‘tournée’ e  mais de 900 exibições em 12 países diferentes, “Shake, Shake, Shake” conjuga humor, cumplicidade, risco e emoção, fazendo da comédia o seu “principal triunfo”.

No dia 5 de setembro, a Biblioteca Municipal José Saramago Odemira comemora 24 anos ao serviço da população e da cultura no concelho de Odemira. Para assinalar a data, a Biblioteca sai à rua e faz a festa de aniversário no Jardim Sousa Prado, com atividades para toda a família.

Entre os dias 6 e 8 de setembro, presta-se homenagem à Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Odemira, com um conjunto de atividades culturais e religiosas. Destaque, no dia 8, para a sessão solene do Dia do Município, na qual se irão distinguir várias individualidades, seguida de uma visita guiada à ruína da antiga Ermida de Nossa Senhora da Piedade (monumento do séc. XVI), missa solene e procissão, assinalando-se nesse dia o feriado municipal. Pelas 21h30, o Jardim Ribeirinho de Odemira vai ser palco para um concerto dos Resistência.

No dia 21 de setembro terá lugar o encerramento das comemorações do Centenário da Primeira Viagem Aérea Portugal – Macau, em Vila Nova de Milfontes, com um vasto programa que inclui visita ao local de descolagem, no Campo de Coitos, acompanhada pelo historiador António Quaresma, momentos de debate, exibição de documentário, apresentação do livro “De Portugal a Macau – A Viagem do Pátria, de Sarmento de Beires”, espetáculo musical com a Banda de Música da Força Aérea com a participação de Joana Luz, entre outros momentos.

Entre os dias 27 e 28 de setembro, o melhor do jazz nacional regressa ao concelho de Odemira, com o Festival Tass Jazz, no Jardim da Elsa em São Teotónio. No dia 27 de setembro o palco será do Júlio Resende Fado Jazz Trio e de Alexandre Frazão). No dia seguinte será a vez de Mário Laginha Solo e Isabel Rato Quinteto.

Destaque ainda para os espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 12, 19 e 26, com Bejazz Trio, Moços da Vila e Cães do Cão “Vencidos da Vida”.

De acordo com Câmara de Odemira, o programa conta ainda com muitas atividades de música, dança, teatro, exposições e workshops, promovidas pelos agentes culturais do concelho, com financiamento do Município através do programa “Odemira Criativa”, tornando o mês de setembro “uma verdadeira imersão cultural” pelo concelho.

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar