Em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao estabelecimento prisional de Leiria, Rita Alarcão Júdice destacou que «tudo correu da melhor forma possível de maneira a comunicar rapidamente com os tribunais franceses», tendo a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) assegurado esse contacto.
«A DGAJ tem estado em contacto com os tribunais franceses, articulando e facultando toda a informação que é necessária e obtendo a informação que os tribunais solicitaram para permitir este encontro rápido que foi feito. Por isso agora aguardamos os trâmites normais de um possível retorno, porque tanto quanto percebi, embora ainda não tenha muita informação concreta, há já um pedido de retorno das crianças, portanto será tratado da forma natural que estes processos têm», disse a ministra.
Rita Alarcão Júdice manifestou-se satisfeita por as autoridades terem «rapidamente conseguido encontrar ou deslindar este problema», tendo a mãe e o padrasto das duas crianças já sido encontrados pela GNR em Fátima. «Espero que o processo agora possa correr da forma o mais rápida possível para minimizar o trauma que estas crianças hão de ter sofrido», acrescentou.
Conforme noticiado pela Alentejo Ilustrado, a GNR anunciou a detenção, em Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, do homem de 55 anos e da mulher de 41 suspeitos de violência doméstica e abandono das duas crianças. Os dois suspeitos foram localizados por militares do posto territorial daquela cidade «em consequência do trabalho de pesquisa e proatividade policial desenvolvido».
Os dois irmãos, de nacionalidade francesa, tinham sido encontrados na terça-feira, por volta das 19h00, sozinhos e a vaguear junto à Estrada Nacional 253, na zona do Monte Novo do Sul, entre a Comporta e Alcácer do Sal, distrito de Setúbal.
Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: D.R.












