Segundo a direção da associação, presidida por Tiago Braga, esta reabertura simboliza também “o fortalecimento de uma rede colaborativa para o desenvolvimento económico da região”.
Com a retoma da atividade, o Nerpor vai igualmente reabrir a sua incubadora de empresas, agora sob uma nova gestão, voltando a disponibilizar atendimento presencial a associados e não associados.
De acordo com a estrutura, serão oferecidos novamente “serviços de apoio, orientação, contactos e informação estratégica para quem pretende investir ou expandir negócios no Alto Alentejo”. O espaço volta assim a acolher empresários, reuniões e contactos institucionais com parceiros locais, nacionais e internacionais.
Ler mais: Nova direção do Nerpor “herda” dívida superior a dois milhões
Para assinalar esta nova fase, está agendado um evento de relançamento para o próximo dia 7 de novembro. O programa inclui a apresentação pública do Plano de Ação 2025-2028, que estabelece prioridades nas áreas da inovação, internacionalização, formação e dinamização do interior.
Seguir-se-á um debate aberto sob o tema “O papel das associações empresariais na dinamização do interior”, que reunirá empresários, autarcas, especialistas em desenvolvimento regional e representantes de autoridades públicas.
O Nerpor sublinha que, para o Alto Alentejo, “este regresso corresponderá a um reforço da estrutura de suporte às empresas, especialmente às micro e pequenas empresas, que são a maioria, mas frequentemente sem meios ou tempo para aceder aos apoios, formação e redes necessárias para crescer”.
Reafirmando-se como como “entidade de referência na promoção, defesa e representação dos interesses do empresariado local”, a associação empresarial lembra o seu “papel fulcral para dinamizar investimentos locais e regionais, fomentar a inovação, exportações e as parcerias inter-regionais, promover a coesão territorial, contribuindo para mitigar o despovoamento e o declínio socioeconómico do interior e servir de catalisador para projetos colaborativos entre empresas, instituições de ensino, entidades públicas e associações”.
Ainda no âmbito do regresso do Nerpor à atividade plena, destaca-se também o apoio a um dos eventos desportivos mais relevantes para Portalegre e para todo o Alto Alentejo: a 39.ª edição da Baja Portalegre 500, que se realiza de 23 a 25 de outubro de 2025.
Pontuável para a Taça Mundial de Bajas da FIA, este evento internacional de todo-o-terreno, atrai competidores de alto nível nacional e estrangeiro, milhares de visitantes, cobertura mediática e grande visibilidade para todos os agentes económicos locais.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: D.R.











