Aquele que é o mais jovem presidente de Câmara do país, João Fortes, indicou que a recandidatura “foi aprovada pelos órgãos nacionais dos dois partidos há já algum tempo” e que “o acordo de coligação foi assinado na passada sexta-feira, sob o mote ‘Mourão no caminho certo’”.
“Não estamos ainda satisfeitos com o que fizemos, queremos fazer mais e melhor e julgo que temos todas as condições para que os eleitores possam revalidar a sua confiança neste projeto político”, argumentou o candidato.
A cumprir o primeiro mandato, após esta coligação PSD/CDS-PP ter “‘”conquistado”’” a gestão do município ao PS em 2021, João Fortes, de 33 anos, possui licenciatura em Turismo e mestrado em Economia e Gestão Aplicada, ambos pela Universidade de Évora. Tem ainda uma pós-graduação pelo ISLA Santarém – Instituto Politécnico em Wine Marketing and Events (Eventos e Marketing do Vinho, em português).
Militante do PSD desde 2015, o autarca foi vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) nos primeiros 16 meses deste mandato e é vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
“Recandidato-me sabendo que há ainda muitos aspetos que definimos como prioritários e que ficaram por concluir, mas foram lançados, designadamente, a creche municipal e o arranjo de uma estrada municipal”, salientou João Fortes, prometendo, se for reeleito, remodelar o pavilhão gimnodesportivo, reabilitar o edifício da Sociedade Artística Mouranense e reparar uma estrada municipal, cuja obra está agora em concurso público.
“Em apenas quatro anos fizemos o que outros foram incapazes de fazer em 28”, considerou, aludindo à melhoria da situação financeira do município, à diminuição da carga fiscal e à criação de novos equipamentos públicos, entre outras medidas.
Esta é a terceira candidatura até agora divulgada a esta câmara, após o anúncio de José Duarte Franco, presidente da Junta de Freguesia de Mourão, pelo PS e do inspetor da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) João Malheiro pelo Chega.