O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal) tem nova liderança. Manuel Norte Santo, diretor comercial da Sociedade Industrial e Comercial de Azeites (SICA), foi eleito presidente para o triénio 2025-2027, sucedendo a Gonçalo Morais Tristão.
Natural de Estremoz, licenciado em Gestão pelo ISCTE-IUL e mestre em Finanças pelo ISEG-UTL, soma ainda uma especialização em Provas de Azeites Virgens pela Universidade de Jaen e desempenha funções na SICA desde 2016.
Na primeira declaração como presidente, o responsável sublinhou que o setor atravessa um momento de incerteza global, mas também de oportunidade. “Estamos profundamente empenhados em reforçar a ligação com os nossos associados e em projetar o Cepaal e o Azeite do Alentejo para o futuro, dinamizando o setor, promovendo o debate e a partilha de conhecimento entre profissionais”, afirmou.
Segundo Manuel Norte Santo, o novo ciclo de liderança será marcado pela aposta em inovação e promoção internacional. “Temos agora a responsabilidade, enquanto setor e enquanto país, de definir mais e melhores estratégias, de reforçar a aposta no investimento em promoção e inovação, de criar uma marca única para agregar e potenciar a visibilidade do azeite português”, frisou.
Acrescentou ainda que o Cepaal pretende “contribuir para a criação de quadros legais e regulamentares modernos e inteligentes e criar condições para que Portugal consolide e amplie todo o potencial económico, social, turístico e cultural que o seu azeite apresenta”.
Portugal é hoje o sexto maior produtor mundial e o terceiro maior exportador europeu de azeite, com um valor de exportações que já ultrapassa 1,5 mil milhões de euros, segundo dados oficiais de 2024. O Alentejo, responsável por 80% a 90% da produção nacional, assume a liderança graças a mais de 66 mil hectares de olival intensivo em sebe, dos quais mais de 50 mil foram plantados apenas na última década.
Para além da presidência de Manuel Norte Santo, a nova direção integra Hélder Transmontano (vice-presidente), Ana Catarina Gaspar, Henrique Herculano, Pedro Baptista, José Jacinto Baptista e Marta Susana Jordão.
Fundado em 1999 e sediado em Moura, o Cepaal conta com 32 produtores e 12 instituições associadas. Entre as suas atividades destacam-se a organização do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, o Congresso Nacional do Azeite e o Festival do Azeite Novo.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: D.R.











