Nuno Palma Ferro quer “pontes” entre partidos e autarquia aberta ao diálogo

O novo presidente da Câmara Municipal de Beja, Nuno Palma Ferro, tomou hoje posse e apelou à união entre forças políticas e cidadãos, sublinhando que o concelho “não se pode perder em guerrinhas políticas” e que todos devem trabalhar “em prol do amor a Beja”.

“Hoje não começa uma história contra ninguém. Hoje começa uma nova história com todos os que votaram em nós, mas, de igual forma, com os que não votaram, com os que acreditam, mas também com os que não têm esperança”, disse Nuno Palma Ferro.

O antigo vereador conquistou o seu primeiro mandato como presidente pela coligação Beja Consegue (PSD/CDS-PP/Iniciativa Liberal) nas eleições autárquicas de 12 de outubro, mas sem maioria absoluta, conquistando dois dos sete lugares no executivo.

Na sua intervenção lembrou que existem “muitos desafios pela frente” que devem ser ultrapassados, “mas, para isso não basta o Nuno, a Liliana ou o Beja Consegue”, sublinhando que vão “precisar de todos”.

Dirigindo-se ao anterior Executivo, Nuno Palma Ferro reconheceu que “liderar uma autarquia como Beja exige uma enorme dedicação e devoção” e, por isso, agradeceu pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos.

“Discordámos muitas vezes e provavelmente iremos continuar a discordar, mas há algo que nos une, o nosso amor por Beja. Em nome da população, quero deixar um enorme agradecimento pelo vosso trabalho”, disse.

O novo presidente sublinhou, depois, que para melhorar o concelho, os eleitos não se podem “perder em guerrinhas políticas” e que todos servem Beja e são “uma só equipa”.

“Sabemos que até podemos ter ideias que nos ligam a partidos, mas será o nosso amor a Beja que nos fará encontrar pontes”, admitiu o presidente.

O autarca dirigiu também uma palavra aos funcionários da Câmara Municipal, desde “quem recebe as pessoas nos serviços, quem limpa as ruas, quem planeia, quem cuida, quem ensina [e] quem protege o património”, referindo que os mesmos são a “alma” da instituição e a “máquina da cidade”.

“Quero que saibam que têm a minha confiança e que estarei sempre muito perto para vos ouvir. Se vamos resolver todos os problemas, seguramente [que] não, mas tal como vocês o fazem, vamos dar o nosso melhor”, afirmou.

Segundo Nuno Palma Ferro, a “porta do executivo estará sempre aberta e disponível”, sendo um espaço de respeito, diálogo e de “uma direção clara”. Sendo que Beja “tem tudo para dar certo” e que “chegou à altura de arriscar e fazer acontecer”.

“Falo para todos os empresários e empreendedores, se têm ideias avancem, para os que cá estão, arrisquem, [e] para os que estão fora, invistam na nossa terra. Apenas peço uma coisa, façam-no a pensar em Beja e, assim, poderão contar com a câmara municipal”, assegurou.

Aplaudido de pé por uma plateia cheia no Pax Júlia Teatro Municipal, Nuno Palma Ferro frisou também que a presença na cerimónia da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, também ela natural de Beja, “simboliza também o compromisso do Governo com o desenvolvimento do Baixo Alentejo e do seu contributo para o crescimento da região”.

Nos próximos quatro anos, a coligação Beja Consegue vai repartir com o PS e com a CDU o mesmo número de lugares no executivo desta capital de distrito, enquanto o Chega conseguiu eleger um vereador.

Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: D.R.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar