Dois homens, de 26 e 27 anos, foram detidos pela GNR por permanência ilegal em território nacional, no âmbito de uma operação de fiscalização a trabalhadores agrícolas e ao respetivo transporte, no concelho de Odemira.
Em comunicado, a Guarda indicou que a ação decorreu ao longo da manhã, através do Destacamento Territorial de Odemira, do Comando Territorial de Beja.
No total, foram fiscalizados 580 estrangeiros, com idades entre os 17 e os 64 anos, o que resultou na elaboração de dois autos de notícia e nas duas detenções “pelo crime de permanência ilegal em território nacional”, referiu a GNR.
Fonte da Guarda acrescentou que os trabalhadores “foram fiscalizados durante o seu transporte para o trabalho, em diversas explorações agrícolas” do concelho.
Além das detenções, foram ainda levantados 101 autos de contraordenação no âmbito do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do país.
A operação resultou também em 41 autos de contraordenação por infrações rodoviárias, relacionadas com o transporte de trabalhadores agrícolas.
Segundo a GNR, a ação envolveu 45 militares e contou com o apoio da Câmara de Odemira e da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que lavraram autos no âmbito das suas competências.
O dispositivo foi reforçado com militares do Destacamento de Intervenção de Beja, do Destacamento de Trânsito de Beja, do Destacamento Territorial de Moura e do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração de Portimão, assim como da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Odemira.
Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: GNR/D.R.











