Ourique: Feira do Porco Alentejano volta a celebrar o mundo rural

Mais de 100 expositores marcam presença na 21.ª edição da Feira do Porco Alentejano, que arranca esta sexta-feira em Ourique, para celebrar os “saberes, sabores, arte e mestria” do mundo rural.

O certame, que se prolonga até domingo, organizado pela Câmara de Ourique e pela Associação de Criadores de Porco Alentejano, tem igualmente como “meta” valorizar a fileira do porco alentejano, que continua a ser fundamental na economia do concelho.

“Ourique é, essencialmente, um concelho rural e a agropecuária é a principal atividade que dá vida ao território, tendo uma importância muito grande e significativa no território”, destacou o presidente da Câmara, Marcelo Guerreiro.

Segundo o autarca, a partir de Ourique “são exportados animais para diversos pontos no mundo e, por isso, do ponto de vista económico, esta é uma atividade com uma importância muito significativa”.

A Feira do Porco Alentejano visa, precisamente, afirmar “Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’”, sendo “um momento maior de todo um trabalho desenvolvido de promoção do território e das raças autóctones”, acrescentou.

A 21.ª edição deste evento arranca às 09h30 de sexta-feira, com o seminário “Porco alentejano, raça autóctone com potencial: Mercados e apoios, sanidade e bem-estar animal”, de acordo com a programação.

A música é um dos destaques no programa do evento, com Ivandro a atuar na primeira noite (23h30). Na noite seguinte, à mesma hora, será a vez de Miguel Araújo subir ao palco, enquanto, na tarde de domingo, a partir das 17h30, a animação musical estará a cargo do grupo Toka & Dança.

Pelo palco da feira, vão ainda passar o Grupo Coral Infantil de Ourique, Emanuel Martins & Tânia e o DJ Sunlize na sexta-feira, Los Chupitos e os dj’s Revenge of the 90’s no sábado, enquanto, no domingo, atuam os grupos Alma Alentejana e Brasa Doirada.

Além da música, o programa da Feira do Porco Alentejano inclui ainda demonstrações gastronómicas, uma exposição de animais vivos, animação de rua, diversões infantis, gastronomia, sessões de ‘showcooking’, tasquinhas, demonstrações de artesanato, sorteio de presuntos e o já “tradicional” concurso de grunhidos.

No primeiro de feira serão ainda apresentados o projeto “Carnes do Montado” (18h00) e a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026 (18h30).

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar