PCP/Beja diz que resultados eleitorais ficaram “muito aquém das expectativas”

O PCP de Beja reconhece que os resultados obtidos pela CDU nas eleições autárquicas de 12 de outubro ficaram “muito aquém das expectativas”, embora destaque a manutenção de três câmaras municipais no Baixo Alentejo e a proximidade da disputa noutros concelhos, assegurando que o trabalho político “vai prosseguir” para defender os interesses das populações.

“O resultado eleitoral obtido ficou muito aquém das expectativas e do reconhecimento que é devido aos eleitos e candidatos da CDU”, refere um comunicado divulgado pela direção da Organização Regional de Beja do PCP.

Apesar deste reconhecimento, os comunistas recordam que a CDU conquistou as câmaras de Aljustrel, Barrancos e Cuba, e efetuou uma “disputa muito próxima” em Ferreira do Alentejo e Moura.

A organização regional do PCP relembra ainda que obteve maiorias em 27 juntas de freguesia, obteve 72 eleitos em assembleias municipais, 25 em câmaras municipais e 218 em assembleias de freguesia.

“Um resultado que, por estes aspetos, desmente os vaticínios sobre o inevitável sentido de perda da CDU e confirmando as reais possibilidades de avançar, reconquistar e vencer novas autarquias”, lê-se no comunicado.

“A forma como decorreu a campanha, o alargamento do espaço unitário, as centenas de contactos efetuados, o trabalho de proximidade realizado que são marcas da CDU, não se esgotaram em 12 de outubro e, independentemente dos resultados, são sementes que ficam para o trabalho que é necessário prosseguir para defender os interesses das populações e lutar pelo desenvolvimento e bem-estar”, acrescenta.

A organização regional do PCP diz ainda que as eleições autárquicas de 12 de outubro “realizaram-se após um período de sucessivas eleições de âmbito nacional que se traduziram na configuração de um novo quadro partidário e num maior peso de questões e matérias nacionais em detrimento de questões locais”.

Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: Nuno Veiga/Arquivo/Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar