PCP vai assinalar os 70 anos do assassinato de Catarina Eufémia

“Símbolo da trabalhadora de vanguarda e da mulher comunista, Catarina foi um exemplo de coragem e resistência, orgulho do glorioso proletariado rural alentejano, orgulho de todos os trabalhadores portugueses, orgulho do Partido Comunista Português”, assinala o PCP, em comunicado. 

A homenagem – à semelhança do que tem acontecido anualmente desde o triunfo da Revolução de Abril, em 1974 – realizar-se-á em Baleizão, no domingo, 19 de maio, a partir das 11h00, começando com uma concentração no Largo da Igreja. 

Seguir-se-á a deposição de flores no túmulo onde se encontra sepultada, o desfile pelas ruas da aldeia até ao Largo Catarina Eufémia, um momento musical com o Grupo Coral de Baleizão e um comício, com a intervenção do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, e do cabeça-de-lista do partido às eleições europeias, João Oliveira. A iniciativa terminará no Parque da Bela Vista com um almoço-convívio e animação cultural.

No comunicado, o PCP “exorta os comunistas e outros democratas” a participarem na homenagem, integrada “no quadro das comemorações dos 50 anos de Abril, da luta que hoje travamos em defesa da liberdade, da democracia e do progresso social”.

Foto: José Baguinho

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar