Ponte sobre o Sever com novo concurso. Investimento sobe para 16,5 milhões

A Câmara de Nisa lançou novo concurso público para construir a ponte sobre o rio Sever, que vai ligar Montalvão, naquele concelho alentejano, a Cedillo, na Estremadura espanhola, tendo o investimento subido para 16,5 milhões de euros.

O anúncio do procedimento do concurso público internacional para a construção da ponte sobre o rio Sever e acessibilidades foi hoje publicado em “Diário da República” (DR). O prazo de execução do contrato é de oito meses e o objeto do mesmo envolve um investimento de 16,5 milhões de euros.

No final de março, a Câmara de Nisa já tinha lançado um primeiro concurso público relativo a este projeto, na altura contemplando um investimento superior a 12,5 milhões de euros. A presidente do município, Idalina Trindade, explicou que foram apresentadas propostas “acima do preço-base” ao concurso anterior. Com este novo procedimento, que implica “um valor mais alto”, a Câmara está convicta de que irá adjudicar a obra.

“Vamos adjudicar a obra por um valor mais alto do que o inicial, porque as propostas foram todas acima do preço-base, por isso repetimos o concurso internacional. E vamos adjudicar em julho”, garante Idalina Trindade.

A ponte internacional sobre o rio Sever, em Montalvão, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, vai ligar a Cedillo, na comarca de Valencia de Alcántara, na Estremadura espanhola. No anúncio do procedimento publicado em DR, a Câmara de Nisa indicou ainda que o prazo para apresentação das propostas concorrentes decorre até ao dia 14 de julho.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu, em fevereiro, a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada referente ao projeto de construção desta ponte. E a ponte tem garantido financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estando o projeto a ser desenvolvido pela Câmara de Nisa.

O projeto “prevê a implementação de uma via com uma extensão total de 10,083 quilómetros”, a desenvolver no território de Portugal e Espanha, mas “grande parte” do trajeto corresponde à reabilitação da Estrada Municipal 1139 (EM1139). No troço final está prevista “a abertura de um novo corredor, situado no lado português, de aproximadamente 850 metros de extensão junto à barragem” de Cedillo, enquanto a ponte vai ter 155,5 metros de comprimento.

O investimento, uma reivindicação antiga dos autarcas daquela região alentejana, vai permitir reduzir 85 quilómetros no percurso que, atualmente, é preciso fazer por estrada entre Montalvão e Cedillo.

Fotografia | Nuno Veiga/Lusa (Arquivo)

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